8 novembro 2024

Senador Flávio Bolsonaro entra com ação pedindo afastamento de presidente da Apex

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

O senador Flávio Bolsonaro entrou com uma ação popular pedindo o afastamento do presidente da Agência de Promoção de Exportações do Brasil (Apex), Jorge Viana. O motivo da ação é uma suposta alteração do estatuto da agência em benefício próprio por parte de Viana.

De acordo com a ação, o presidente da Apex teria retirado a fluência em inglês dos requisitos para ocupação do cargo. A mudança foi divulgada pela imprensa na semana passada e relacionada ao fato de Viana não falar inglês.

Em nota, a Apex negou que a alteração do estatuto tenha visado beneficiar o atual presidente. Segundo a agência, a mudança ocorreu em março de 2023, aprovada pelo Conselho de Administração da ApexBrasil, e buscou aprimorar a governança da agência.

Flávio Bolsonaro cobra a comprovação dos requisitos de Viana para ocupar a função e pede a anulação da mudança no estatuto da Apex, além do afastamento de Viana em caráter liminar.

A Apex é uma agência vinculada ao Ministério das Relações Exteriores que tem como objetivo promover produtos e serviços brasileiros no exterior. A agência tem sido alvo de críticas nos últimos anos, especialmente após uma série de polêmicas envolvendo seus ex-presidentes.

A ação movida pelo senador Flávio Bolsonaro deve aumentar ainda mais a pressão sobre a Apex e seus dirigentes, em um momento em que a agência busca recuperar a confiança do mercado e dos investidores estrangeiros.

 

Com informações do Metrópoles

Veja Mais