28 outubro 2024

Pontes de acesso a Cobija, na Bolívia, são fechadas em protesto e afetam turistas brasileiros.

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
Ponte no departamento de Pando. Foto: Foto: Raylanderson Frota/Reprodução

Os brasileiros que planejavam viajar para Cobija, na Bolívia, durante o feriado prolongado terão que adiar seus planos, pois as pontes de acesso ao país vizinho, Brasiléia e Epitaciolândia, amanheceram fechadas no lado boliviano. O fechamento das pontes é resultado de um protesto do Sindicato dos Trabalhadores de Pando, departamento boliviano onde Cobija é a capital.

Os manifestantes protestam contra uma onda de demissões que vem ocorrendo em vários setores da economia local, afetando principalmente as áreas de saúde, educação e obras. Eles acreditam que essas demissões estão sendo feitas de maneira política e que novas contratações estão ocorrendo sem qualquer aviso prévio.

Embora as negociações com as autoridades bolivianas tenham levado os grevistas a anunciar a suspensão dos protestos a partir das 15 horas de hoje e a reabertura das pontes, novas manifestações ainda são esperadas nos próximos dias. O trânsito nas pontes está bloqueado para carros e motos, com a passagem de pedestres sendo permitida.

Veja Mais