Um vídeo viralizou nas redes sociais, mostrando uma cena inusitada no centro comercial de Cruzeiro do Sul, no estado do Acre. A filmagem exibe uma mulher passeando com um quati, como se o animal fosse um animal doméstico. Enquanto atravessam a faixa de pedestres, o quati aproveita para cheirar e explorar novos lugares.
Apesar de ter se tornado um sucesso entre os internautas, muitos usuários das redes sociais repudiaram a atitude da dona do animal, alertando sobre os riscos de ser penalizada pelo Ibama por manter um animal silvestre em cativeiro.
Em alguns comentários, a mulher é chamada de “Luiza Mel”, em referência à ativista que luta pela causa animal. Alguns internautas marcaram o perfil oficial da Luiza Mel para alertá-la sobre a situação e pedir que ela tome medidas necessárias para a defesa do quati.
Vale lembrar que é ilegal manter animais silvestres em cativeiro, sem autorização do órgão responsável. A ação pode resultar em penalidades, multas e até mesmo processos criminais. É importante que as pessoas respeitem a fauna e a flora brasileiras e ajam de forma consciente em relação ao meio ambiente.
confere: