14 outubro 2024

TSE marca para a próxima semana julgamento que pode cassar Dallagnol

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) pautou para o próximo dia 16 o julgamento de um recurso que pode levar à cassação do mandato do ex-procurador da República e hoje deputado federal Deltan Dallagnol (Podemos-PR). A Justiça Eleitoral vai analisar um recurso apresentado pela Federação Brasil da Esperança, formada por PT, PCdoB e PV, que aponta que Dallagnol teria cometido condutas ilegais relativas à arrecadação e gastos na campanha eleitoral.

No Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), as impugnações foram rejeitadas. Com isso, o registro de candidatura de Dallagnol foi deferido. Depois disso, a federação recorreu ao TSE.

O argumento do PT é o de que um ex-assessor de Deltan no Ministério Público Federal (MPF) recebeu R$ 100 mil do Podemos para uma consultoria política, sem contraprestação dos serviços. Contudo, a defesa de Dallagnol nega o fato e afirma que o grupo político busca “vingança” contra ele.

O processo contra Dallagnol no TSE estava parado desde o dia 22 de março, quando os autos foram conclusos ao relator, ministro Benedito Gonçalves.

Veja Mais