A Força-Tarefa de Segurança Pública no Acre (FTSP-AC) realizou nesta quarta-feira, 17 de maio, as operações Califórnia e Ravena, com o objetivo de cumprir 16 mandados judiciais, sendo oito de prisão preventiva e oito de busca e apreensão. Os mandados foram emitidos pela Vara Estadual de Delitos de Organizações Criminosas do Acre.
As operações visavam desmantelar uma facção criminosa de alcance nacional, que atua tanto no Acre quanto em outros estados do país. Essa organização é responsável por crimes como extorsões, tráfico de drogas e armas, homicídios e roubos. As ações ocorreram em duas localidades: Rio Branco, no Acre, e Londrina, no Paraná.
Os nomes das operações fazem referência aos eventos e indivíduos investigados que motivaram o início das diligências, os quais eram identificados por “codinomes”. A investigação foi conduzida pela Força-Tarefa de Segurança Pública do Acre, composta pela Polícia Federal, Polícia Civil e Polícia Militar.
Os envolvidos serão processados por promover e integrar uma organização criminosa armada que envolve a participação de adolescentes. Se condenados, poderão enfrentar penas de prisão que ultrapassam 20 anos.