Na noite de quarta-feira, 17 de maio, ocorreu uma tentativa de homicídio contra Malaquias dos Santos Gomes, um vendedor de cosméticos de 35 anos, no bairro Cidade do Povo. Suspeita-se que o crime tenha sido cometido por membros de uma facção criminosa, que armaram uma emboscada para atrair a vítima até o local, onde ela foi atingida por dez disparos de arma de fogo.
Segundo relatos, Malaquias recebeu um chamado para ir até a quadra 21 a fim de receber o pagamento de uma dívida. Sem suspeitar da armadilha, ele dirigiu-se ao endereço indicado e, ao chegar lá, foi surpreendido por indivíduos ligados à facção, que começaram a atirar contra ele.
Apesar dos tiros, a vítima conseguiu escapar correndo até a quadra seguinte, onde reside com sua esposa. Ele foi socorrido e levado para o pronto-socorro de Rio Branco, onde recebeu atendimento médico.
Informações da polícia revelam que Malaquias já teve envolvimento com atividades criminosas e chegou a cumprir uma pena de 10 anos por roubo. Após sua liberação do sistema prisional, ele decidiu trabalhar como vendedor de cosméticos. No entanto, ele recebeu convites para ingressar em uma facção criminosa que atua naquele bairro e, por ter recusado, passou a ser perseguido pelos criminosos.