15 de julho de 2026

Pescadores brasileiros capturam impressionante piraíba de 2,5 metros na Bolívia

Um vídeo divulgado nas redes sociais do portal O Alto Acre, um jornal online da região de fronteira, mostra um peixe de 2,5 metros sendo pescado em um rio na Bolívia.

- Publicidade -

Os pescadores responsáveis pela captura são Cirley Oliveira da Cunha, também conhecido como ‘Xis’, e seu amigo Ironildo Corrêa da Silva, apelidado de ‘Mano’. Ambos são bastante conhecidos na região de Brasileia e Epitaciolândia.

De acordo com Xis, que é irmão do senador acreano Sérgio Petecão, eles saíram de Epitaciolândia na última quinta-feira (25) e percorreram cerca de cinco horas de carro até chegar ao rio Manobare, no interior da Bolívia.

Após algumas tentativas, os amigos conseguiram fisgar o peixe e travaram uma luta intensa até finalmente exauri-lo. Trata-se de uma piraíba, conhecida cientificamente como Brachyplatystoma filamentosum, também chamada de pirapitinga e piranambu. Essa espécie de peixe de água doce, nativa da região amazônica, pode atingir facilmente 2,50 metros de comprimento e pesar até 300 quilos.