27 novembro 2024

12 de junho: Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
O trabalho infantil, de acordo com a legislação brasileira, com ou sem finalidade de lucro, remuneradas ou não, é quando praticada por crianças ou adolescentes em idade inferior a 16 anos (foto: Suvajit Roy/Pixabay)

No dia 12 de junho, é celebrado o Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil, uma data dedicada a conscientizar e mobilizar esforços em todo o mundo para eliminar essa grave violação dos direitos das crianças. O objetivo é promover ações e políticas que garantam a proteção, o desenvolvimento saudável e a educação de todas as crianças, livres do trabalho infantil.

O trabalho infantil é uma realidade triste e preocupante que afeta milhões de crianças em todo o globo. Segundo estimativas da Organização Internacional do Trabalho (OIT), mais de 152 milhões de crianças estão envolvidas em trabalho infantil em diferentes setores, como agricultura, mineração, indústria têxtil, serviços domésticos e muitos outros. Essas crianças são privadas de sua infância, expostas a condições perigosas, abusos físicos e emocionais, além de terem seu acesso à educação comprometido.

O combate ao trabalho infantil exige ações conjuntas de governos, organizações internacionais, sociedade civil e setor privado. É essencial implementar e fortalecer leis e políticas que protejam os direitos das crianças e promovam a erradicação do trabalho infantil. Além disso, é necessário investir em programas de educação de qualidade, acesso a serviços de saúde, proteção social e apoio às famílias, a fim de garantir oportunidades adequadas de desenvolvimento para todas as crianças.

Neste Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil, é fundamental lembrar que cada criança tem o direito de crescer em um ambiente seguro, saudável e livre de exploração. É responsabilidade de todos nós trabalhar juntos para eliminar o trabalho infantil e construir um futuro melhor para as crianças, onde elas possam desfrutar plenamente de sua infância, ter acesso à educação e alcançar seu pleno potencial.

Veja Mais