Três homens e uma mulher foram presos e um menor apreendido nesta terça-feira (18) após serem identificados como supostos autores de roubos em Rio Branco e de um sequestro relâmpago do ex-presidente da Federação Acreana de Basquete (Feab), Atevaldo Santana, ocorrido na noite de segunda (17).
A prisão foi realizada por militares do 2º batalhão da Polícia Militar durante o patrulhamento na BR-364. Na ocasião, um veículo que, segundo denúncias, estariam praticando roubos pela cidade, foi avistado no caminho.
Os policiais se aproximaram do veículo e solicitaram a parada, porém a condutora do veículo fugiu, iniciando um acompanhamento em a direção à Terceira Ponte, onde foram abordados próximo a rotatória que dá acesso à estrada Transacreana.
No veículo, encontraram uma arma caseira, máscara, sete aparelhos celulares sem procedência, documentos, bolsas e uma quantia em dinheiro. Vítimas os reconheceram, pois foram supostamente roubadas em uma lanchonete, localizada no bairro Seis de Agosto, em um dos roubos cometidos pelo quarteto.
Sequestro
Em entrevista, o ex-presidente da Feab contou que foi sequestrado por eles na noite de segunda-feira (17) enquanto estava parado em um semáforo na capital. Ele relatou ainda que foi levado para uma casa no bairro Mocinha Magalhães, onde tinham três homens e uma mulher.
“Ela assumiu o volante do carro e pediu senha de banco. Eu entreguei sem reação nenhuma, e foram atrás de sacar lá no Aeroporto, no caixa eletrônico. Só que eles me pediram a senha e erraram, e acabou bloqueando o aplicativo no telefone. Eles vieram atrás de sacar no Centro e no Bosque”, complementou.
Atevaldo disse ainda que foi levado para cárcere privado em uma residência no bairro Jorge Lavocat após as falhas nas tentativas de desbloqueio dos cartões.
“Me levaram, eu não sabia para onde porque estava com venda nos olhos, me colocaram num banheiro, passei a noite acordado. E em um certo horário, eu ouvi um barulho de um carro, e eu sabia que era de um carro que estava comigo. Eles foram fazer outros assaltos. Em nenhum, eles foram presos. Agora pela manhã, o delegado perguntou para a mulher [após a prisão] se ela queria ligar para alguém, e ela pediu para ligar para a empregada”, falou, complementando que após isso, a empregada pediu para abrir o banheiro, onde estava a vítima.
Atevaldo Santana fundou a Feab em 17 de dezembro de 1990, deixou o cargo em 1994 e retornou à função em 2002. O último mandato terminou em abril de 2022.
Via G1AC.