25 de junho de 2026

Detento com tuberculose falece após mal-estar no sistema prisional de Rio Branco

Detento com tuberculose falece após mal-estar no sistema prisional de Rio Branco

Nesta quarta-feira, 18 de outubro, Francisco de Souza Martins, de 46 anos, um detento no sistema prisional Francisco de Oliveira Conde em Rio Branco, faleceu após enfrentar problemas de saúde no Pavilhão C.

- Publicidade -

Francisco estava isolado na cela 14 do pavilhão C, devido a ser portador da doença infecciosa bacteriana Tuberculose. Durante a madrugada, ele começou a se sentir mal, levando os Agentes Penitenciários a retirá-lo às pressas de sua cela.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi chamado, e uma ambulância básica foi despachada para o presídio a fim de prestar os primeiros socorros. Contudo, ao chegarem ao local, os paramédicos encontraram Francisco já sem vida. Imediatamente, uma ambulância de suporte avançado foi solicitada, e o médico presente confirmou o óbito.

A área prisional foi isolada para a realização dos procedimentos periciais, e o corpo de Francisco foi removido e encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) para os devidos exames cadavéricos.

A causa do falecimento será confirmada após 30 dias, no laudo cadavérico. Informações recebidas indicam que Francisco era natural do Ceará, tendo fugido para o Acre após cometer um crime. Ele foi capturado em Assis Brasil e estava há pouco tempo na penitenciária Francisco de Oliveira Conde.