Nesta segunda-feira, uma aeronave C-98 Caravan da Base Aérea de Boa Vista (BABV) fez um pouso de emergência em um rio logo após a decolagem da Comunidade de Palimiú, localizada a cerca de 260 quilômetros de Boa Vista (RR).
Cinco militares estavam a bordo da aeronave, que felizmente pousou sem causar ferimentos graves. Todos os passageiros foram prontamente resgatados do rio por militares do Exército Brasileiro e estão atualmente recebendo atendimento médico em um posto de saúde local. A rápida resposta das equipes de resgate contribuiu para a segurança dos ocupantes da aeronave.
O Centro de Coordenação de Salvamento Aeronáutico Amazônico está liderando as operações de resgate, demonstrando a importância da coordenação eficaz em situações de emergência. Um helicóptero H-60 Black Hawk da Força Aérea Brasileira (FAB) foi acionado e está em deslocamento para a região de Palimiú, o que mostra a capacidade de resposta das autoridades envolvidas.
Investigadores do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA), sediado em Brasília (DF), foram imediatamente acionados para realizar a Ação Inicial da investigação da ocorrência envolvendo a aeronave Caravan. A investigação se concentrará em determinar as causas do incidente, avaliando possíveis problemas técnicos, erro humano e outros fatores que possam ter contribuído para o pouso de emergência.
Veja nota da FAB:
Nota Oficial
“A Força Aérea Brasileira informa que, nesta segunda-feira (30/10), por volta das 17h30 (horário de Brasília), uma aeronave C-98 Caravan da Base Aérea de Boa Vista (BABV) fez um pouso de emergência em um rio, logo após a decolagem da Comunidade de Palimiú, em Terra Yanomami, distante cerca de 260 quilômetros de Boa Vista (RR). Cinco militares estavam a bordo da aeronave. Todos foram resgatados do rio por militares do Exército Brasileiro (EB), passam bem e estão em atendimento em posto de saúde local.
O Centro de Coordenação de Salvamento Aeronáutico Amazônico coordena as operações de resgate. Um helicóptero H-60 Black Hawk da FAB foi acionado e está em deslocamento para a região de Palimiú.
Investigadores do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA), de Brasília (DF), foram acionados para realizar a Ação Inicial da ocorrência envolvendo a aeronave Caravan.”