O Curso de Coordenação e Planejamento Interagências (CCOPI) 2025 encerrou nesta sexta-feira, 30, em Brasília, e contou com a participação de representantes das forças de segurança do estado do Acre. O objetivo da capacitação é desenvolver competências dos integrantes dos órgãos e agências participantes do Programa de Proteção Integrada de Fronteiras (PPIF).

O curso contou com uma carga horária de 128 horas e reuniu cerca de 50 alunos, entre militares das forças armadas, policiais militares e civis, representando 10 estados brasileiros. O Acre estava representado pelo delegado de Polícia Civil Rêmulo Diniz e pelo coordenador do Grupo Especial de Operação em Fronteira (Gefron), Assis dos Santos. “A participação da equipe do Gefron na 5ª edição do CCOPI/2025 faz parte do plano estratégico da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), que visa ampliar a capacidade de realização de operações interagências, fortalecendo a atuação do governo do Estado nas ações de combate aos crimes transfronteiriços”, afirmou o coordenador do Gefron.

A turma também contou com participantes da Colômbia, Equador, Estados Unidos, Paraguai e Peru. Durante o encerramento do curso, também foi realizada a assinatura do Plano de Trabalho n° 01/2025, que é uma parceria entre Escola Superior de Defesa (ESD) e Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República (GSI/PR).
Por Secom





