Geral

Alceu Valença e Jorge Aragão: confira horários dos shows na Virada de BH

Por Larissa Ricci
Redes sociais/ Reprodução

Belo Horizonte — A programação completa da Virada Cultural de Belo Horizonte 2026 foi divulgada nessa terça-feira (25/8). O evento será realizado nos dias 29 e 30 de agosto, com 24 horas seguidas de atrações gratuitas. A programação começa às 19h de sábado e segue até as 19h de domingo, em diferentes pontos da capital mineira.

Um dos principais espaços será o Palco Sesc, na Praça Rui Barbosa. No sábado (29/8), Alceu Valença fará um show às 22h40 com sucessos da carreira. No domingo (30/8), Jorge Aragão se apresenta às 19h20.

Ver essa foto no Instagram

Um post compartilhado por Virada Cultural de Belo Horizonte (@viradaculturalbh)

Entre no canal de WhatsApp
do Metrópoles

No Parque Municipal, o Palco Gramado terá shows em homenagem a grandes nomes da música brasileira. No sábado, às 23h, o grupo Cobra Coral canta clássicos do Clube da Esquina. No domingo, às 11h35, Laura Catarina apresenta canções de Vander Lee, com participações de Sérgio Pererê, Nívea Sabino e Luiz GA. Às 13h30, o trio Tuyo interpreta músicas de Milton Nascimento.

O hip-hop também terá espaço na programação. No Palco Selo Sesc Minas Musical, na esquina da Avenida Afonso Pena com a Rua da Bahia, o rapper Rashid se apresenta no sábado, às 21h20. Outro nome importante é de Iza Sabino, um dos maiores nomes do rap mineiro atual. Ela se apresenta  na madrugada, às 00h15.

Paralelamente à Virada Cultural, mas também integrando a programação oficial do evento como projetos associados, o CURA (Circuito Urbano de Arte) terá atividades na Praça Raul Soares.

Ver essa foto no Instagram

Um post compartilhado por Instituto CURA (@cura.art)

Entre os destaques estão as pinturas das empenas, live painting, DJs, highline, velódromo, visitas guiadas ao Edifício JK e atividades infantis. Agora, o público também poderá conferir o resultado das empenas pintadas por Ailton Krenak e Mônica Nador.

O Honk BH, Festival de Fanfarras Ativistas, vai levar muito batuque e sopro para um cortejo que ganha as ruas na madrugada de domingo (30/8), às 2h30.

A concentração e a saída acontecem no Cine Brasil, passando pela Praça Fuad Noman e pela Feira, com entrada no Parque Municipal pela Avenida Afonso Pena e dispersão no foyer do Teatro Francisco Nunes.

Outro festival que faz parte é o ELAS Festival, realizado na Funarte MG, na Rua Januária, 68, no Centro de Belo Horizonte. A programação está marcada para sábado (29/8), a partir das 14h.

Ver essa foto no Instagram

Um post compartilhado por ELAS Festival (@elasfestival)

O evento é voltado à produção artística de mulheres e da comunidade LGBTQIAPN+ e reúne música, cinema, fotografia, artes visuais, gastronomia e economia criativ

Uma novidade deste ano é o esquema especial de transporte, com Catraca Livre nos ônibus a partir das 18h de sábado e durante todo o domingo, além do Madrugão, com 128 linhas em circulação durante a madrugada.

O metrô também terá horário especial: a Estação Central funcionará até 0h30 de sábado e reabrirá às 4h30 de domingo.

Virada Cultural de Belo Horizonte 2026
Quando: sábado (29/8), a partir das 19h, até domingo (30/8), às 19h
Onde: diferentes palcos e espaços do Centro de Belo Horizonte
Entrada: gratuita
Programação completa e informações: no site oficial da Prefeitura de Belo Horizonte e nos canais oficiais da Virada Cultural de BH.


Conteúdo reproduzido originalmente em: Metropoles por Larissa Ricci.