Geral

Ana Paula Renault pede à Justiça dados de pessoa que expôs sua foto íntima

Por Fábia Oliveira
Beatriz Damy/TV Globo

A coluna Fábia Oliveira descobriu, com exclusividade, que uma ação ajuizada por Ana Paula Renault contra o X, antigo Twitter, ganhou novos desdobramentos. O caso, que teve início em agosto, envolve ofensas ao pai da ex-BBB, Gerard Renault, e a divulgação de uma foto íntima pelo perfil @rafaelmvbj.

No dia 26 de agosto, o X se manifestou no processo e afirmou que o perfil já havia sido suspenso por violar as regras da plataforma, independente da decisão judicial. A empresa apresentou, também, os registros de acesso ao perfil, como IPs e datas de acesso, mas explicou não possuir dados de qualificação do usuário, isto é, que permitam identificar quem comanda a conta. Contudo, o X Brasil “explicou” à famosa quais ferramentas poderia utilizar para alcançar os dados pretendidos com base naqueles já fornecidos.

Receba no seu email as notícias da coluna Fábia Oliveira

Frequência de envio: Diário

Ver todasVer todas as newsletters

Em 1º de setembro, Ana Paula Renault pediu à Justiça que envie ofícios aos provedores de internet responsáveis pelos endereços de IP divulgados pelo X. Ela busca que a Justiça determine a exibição de dados de qualificação como o nome e o número do CPF do operador da página.

5 imagens1 de 5Reprodução2 de 5

Ana Paula Renault

3 de 5

Ana Paula Renault

Instagram/reprodução4 de 5

Ana Paula Renault

Instagram/reprodução5 de 5

Ana Paula Renault

Instagram/reprodução

Uma vez deferido o pedido de envio dos ofícios, a ex-sister estará mais perto de descobrir a identidade do responsável pelos ataques. Vale lembrar que a identificação civil do ofensor é determinante para o avanço do imbróglio.

Entre no canal de WhatsApp
do Metrópoles

Relembre o caso

A campeã do Big Brother Brasil 2026 acionou o X enquanto responsável pelo perfil @rafaelmvbj mantido na rede. Segundo os autos, a conta publicou uma foto de caráter íntimo e sexual da autora sem sua autorização. Ana Paula expôs que o perfil foi utilizado exclusivamente para persegui-la, ridicularizá-la e humilhá-la. A conta afirmou que a ex-sister estaria utilizando drogas, além de chamá-la de “psicopata e narcisista”.

Indo além, a conta passou a utilizar o nome “seu Gerardo queimando no inferno”, em referência a seu pai, falecido em 19 de abril. Uma foto do pai da artista foi utilizada como “imagem de perfil”. Em outras postagens, a conta afirmou fez referências depreciativas a Gerardo e acusou Ana de abandoná-lo.

Pouco após ajuizar a ação, a famosa teve um pedido liminar deferido em seu favor. A juíza Mariana de Souza Neves Salinas determinou a suspensão imediata da conta, de suas postagens e a apresentação das informações de acesso ao perfil por parte do X. No mérito, como pedido central, Ana Paula Renault pede a suspensão definitiva do perfil e o pagamento de uma indenização por danos morais de R$ 20 mil.


Conteúdo reproduzido originalmente em: Metropoles por Fábia Oliveira.