Geral

Anvisa apreende tirzepatida e anabolizantes irregulares no Galeão

Por Isabella França
Repordução / Anvisa

Mais de mil produtos sujeitos ao controle sanitário foram apreendidos no Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro, o Galeão, durante operações realizadas na primeira quinzena de setembro. Segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), foram feitas 19 ações de apreensão envolvendo voos nacionais e internacionais. 

As fiscalizações, realizadas em conjunto com a Receita Federal e a Polícia Federal, concentraram parte das abordagens em passageiros vindos de Foz do Iguaçu, região de fronteira com grande circulação de produtos considerados sensíveis, além de viajantes que chegaram ao Brasil em rotas procedentes de Dubai e Amsterdã.

Receba no seu email as notícias de Ciência&Saúde

Frequência de envio: Semanal

Ver todasVer todas as newsletters

O que foi apreendido?

De acordo com a Anvisa, as operações encontraram medicamentos e peptídeos sem registro que estavam sendo transportados na tentativa de entrada irregular no país. Ao todo, foram apreendidos:

  • 347 unidades de tirzepatida;
  • 572 unidades de retatrutida;
  • 198 unidades de GHK-Cu;
  • 113 frascos de anabolizantes.

Somados, os produtos chegam a 1.230 unidades e frascos. Em uma das ocorrências envolvendo os anabolizantes, um passageiro foi preso pela Polícia Federal por crime contra a saúde pública e contrabando.

Entre no canal de WhatsApp
do Metrópoles Saúde e Ciência

Segundo a Anvisa, o viajante vinha sendo monitorado desde a saída por meio de um sistema de inteligência utilizado pela agência, o que permitiu o acionamento da Receita Federal e da Polícia Federal.

A Anvisa afirma que as ações conjuntas buscam combater a entrada ilegal de insumos e medicamentos no país e reduzir os riscos à saúde associados à circulação de produtos sem a regularização sanitária necessária.


Conteúdo reproduzido originalmente em: Metropoles por Isabella França.