Geral

Brasil está dividido entre alertas de tempestades e baixa umidade. Entenda

Por Álvaro Luiz
Reprodução/Inmet

O Brasil terá um tempo bem diferente de região para região nesta quinta-feira (27/8). Enquanto às regiões Sul e Sudeste enfrentam chuva, trovoadas e risco de tempestade, partes do Centro-Oeste, Norte e Nordeste terão calor forte e ar muito seco, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

O Brasil terá um tempo bem diferente para a região nesta quinta-feira (27/8). Enquanto regiões do Sul e Sudeste

No Sul, a atenção maior é no Rio Grande do Sul. A formação de um cavado, que é uma área alongada de baixa pressão, aumenta a instabilidade. Há previsão de chuva com trovoadas e rajadas de vento.

O centro-sul gaúcho está sob alerta laranja, de perigo, mas para tempestades.

Entre no canal de WhatsApp
do Metrópoles

No Sudeste, esse mesmo sistema favorece pancadas de chuva com trovoadas no centro-leste de Minas Gerais, no oeste do Rio de Janeiro e do Espírito Santo. Essas áreas também estão sob alerta laranja para tempestades. De acordo com o instituto, ainda pode chover de forma isolada em outros pontos de Minas e no nordeste de São Paulo.

Receba no seu email as notícias de Boletim Metrópoles

Frequência de envio: Diário

Ver todasVer todas as newsletters

Tempo seco e calor

No Centro-Oeste, ainda segundo o Inmet, o cenário muda. O leste de Goiás e o Distrito Federal ainda podem ter chuva isolada, mas o tempo firme predomina na maior parte da região.

E a região toda será marcada por altas temperaturas, acima dos 35ºC nas horas mais quentes do dia.

O calor e a secura chamam atenção, com alerta laranja para baixa umidade no leste de Mato Grosso e no norte e noroeste de Goiás. No DF, o alerta é amarelo para baixa umidade à tarde.

No Norte, o tempo também fica dividido. Tocantins e o sudeste do Pará terão sol, poucas nuvens e umidade baixa. O centro-sul do Tocantins está sob alerta laranja para ar seco. Já Amazonas e Roraima podem ter pancadas de chuva com trovoadas.

No Nordeste, o leste terá muitas nuvens e chance de chuva isolada entre Salvador e o litoral norte do Rio Grande do Norte.

No interior, o calor e o tempo seco ganham força. O oeste da Bahia e o extremo sul do Maranhão e do Piauí estão sob alerta laranja para baixa umidade.

O dia, portanto, será marcada por tempestades no Sul e no Sudeste e tempo quente e seco em áreas do Norte, Nordeste e Centro-Oeste.


Conteúdo reproduzido originalmente em: Metropoles por Álvaro Luiz.