O Brasil se manteve na 72ª posição em ranking global de igualdade de gênero do Fórum Econômico Mundial. O relatório foi publicado nesta quarta-feira (16/9) e marca os 20 anos de monitoramento das disparidades entre homens e mulheres em 145 países.
Na América Latina e no Caribe, o Brasil figura na 19ª posição. O melhor resultado do Brasil é em educação, em que alcançou nota máxima pelo segundo ano consecutivo. A paridade na taxa de escolarização do ensino primário, por exemplo, subiu de 94% em 2006 para 100% em 2026.
Entre no canal de WhatsApp
do Metrópoles
Receba no seu email as notícias de Boletim Metrópoles
Frequência de envio: Diário
Ver todasVer todas as newsletters
A análise utiliza quatro pilares fundamentais: participação econômica, realização educacional, saúde e sobrevivência e empoderamento político. A Islândia permanece no topo do ranking, seguida pela Finlândia e pela Noruega.
Os melhores resultados mundiais foram observados nas áreas de saúde e educação que estão próximas da igualdade. Apesar disso, no ritmo atual, o mundo levará 120 anos para eliminar completamente a lacuna de gênero. Política e economia registram as maiores barreiras.
Conteúdo reproduzido originalmente em: Metropoles por Thays Martins.




