A campanha nacional de vacinação contra a poliomielite começa nesta segunda-feira (27) e se estenderá até o dia 14 de junho nas unidades de saúde municipais do Acre. O público-alvo da campanha no estado inclui 72.728 crianças de até quatro anos.
Estimativa de Público por Faixa Etária:
– Menores de um ano: 14.319
– 1 ano: 14.319
– 2 anos: 14.401
– 3 anos: 15.048
– 4 anos: 14.641
A coordenadora do PNI-AC, Renata Quiles, ressaltou que o Crie, a única sala de vacina do estado, atenderá todas as crianças que procurarem imunização, independentemente de serem do público-alvo especial do centro.
Em Rio Branco, o público-alvo é composto por 27.069 crianças, e as doses estarão disponíveis em todas as unidades de saúde da capital.
A poliomielite é uma doença contagiosa aguda causada pelo poliovírus, que pode infectar crianças e adultos por meio do contato direto com fezes e secreções. Os sintomas incluem febre, mal-estar, dores no corpo, vômitos, diarreia e, em casos graves, paralisia muscular, principalmente nos membros inferiores. Não há cura para a poliomielite, tornando a vacinação a única forma eficaz de prevenção.




