Os casos de SRAG em Sena Madureira colocaram o município entre os que registraram o maior número de notificações da doença no Acre em 2026. Os dados constam no Boletim Epidemiológico nº 23/2026, divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre).
De acordo com o levantamento, Sena Madureira contabilizou 62 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) entre as semanas epidemiológicas 1 e 27 deste ano.
Segundo a Sesacre, crianças de até 9 anos e idosos com mais de 60 anos continuam sendo os grupos mais vulneráveis, concentrando as maiores taxas de internação por doenças respiratórias graves.
Entre os principais vírus identificados nas amostras analisadas estão o Vírus Sincicial Respiratório (VSR), rinovírus, Influenza A, Influenza A (H1N1)pdm09, SARS-CoV-2, adenovírus e metapneumovírus.
Diante do aumento das notificações, as autoridades de saúde reforçam a importância da vacinação, da higienização frequente das mãos e da procura por atendimento médico diante de sintomas persistentes, principalmente entre crianças e idosos.




