
Em assembleia realizada nesta quarta-feira (3), os docentes da Universidade Federal do Acre (Ufac) decidiram encerrar a greve que havia iniciado em 29 de abril. O movimento buscava reestruturação da carreira, recomposição salarial, e revogação de normas anteriores dos governos de Michel Temer e Jair Bolsonaro.
O Comando Nacional da categoria já havia decidido pelo fim da greve no dia 23 de junho, seguindo uma decisão nacional. Em nível local, os professores também almejavam a construção do Hospital Universitário, moradia estudantil para alunos do interior, além de medidas contra o assédio moral e melhorias para o Colégio de Aplicação.
O termo de compromisso inicial, que não foi assinado devido ao seu formato, incluía demandas como melhorias na alimentação dos alunos, segurança, transporte para aulas de educação física, e apuração de denúncias de assédio sexual feitas por estudantes. A reitoria reiterou que questões fora do alcance local serão debatidas em fóruns apropriados, com o apoio e compreensão de toda a comunidade universitária.




