Geral

Eleições 2026: partidos entram na reta final para registrar candidatos

Por José Augusto Limão
JP Rodrigues/Metrópoles

Encerra-se neste sábado (15/8), às 19h, o prazo para que partidos políticos, federações e as coligações registrem as candidaturas daqueles que pretendem disputar as eleições gerais de 2026.

De acordo com o calendário eleitoral do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a data marca o fim das pré-campanhas. A partir de domingo (16/8), os candidatos de todo o Brasil poderão lançar suas campanhas e iniciar a corrida eleitoral até o primeiro turno do pleito deste ano, marcado para 4 de outubro.

Com isso, os candidatos podem pedir votos sem risco. Até este sábado (15/8), os políticos e pré-candidatos que pedissem ao eleitorado voto para si ou para terceiros poderiam ser punidos pela Justiça Eleitoral.

A partir de domingo (16/8) está permitida a propaganda eleitoral, inclusive na internet. De olho na data, os principais presidenciáveis vão às suas bases eleitorais para lançar suas candidaturas.

Entre no canal de WhatsApp
do Metrópoles

Presidenciáveis

  • Em São Bernardo do Campo (SP), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lançará sua campanha no Estádio Municipal 1º de Maio;
  • O senador Flávio Bolsonaro (PL) irá realizar o ato de lançamento da campanha na Praia de Copacabana, no Rio de Janeiro;
  • Renan Santos (Missão) irá reunir apoiadores no Largo de São Francisco, no centro de São Paulo;
  • Já em Monte Claros (MG), Romeu Zema (NOVO) começará sua campanha no mercado municipal da cidade, às 8h30;
  • Com “peregrinação” em terras goianas no domingo (16/8), o ex-governador de Goiás Ronaldo Caiado (PSD) volta a disputar a corrida presidencial.

Receba no seu email as notícias de Boletim Metrópoles

Frequência de envio: Diário

Ver todasVer todas as newsletters


Conteúdo reproduzido originalmente em: Metropoles por José Augusto Limão.