O senador e candidato à Presidência da República, Flávio Bolsonaro (PL-RJ), se manifestou, neste domingo (29/9), sobre o vídeo em que o ministro Alexandre de Moraes e a esposa, Viviane Barci, aparecem desembarcando de um jatinho que seria do banqueiro Daniel Vorcaro, ex-dono do Banco Master. “Sentou na cadeira, aparelhou o Estado e sua máfia implodiu a democracia, sob o falso pretexto de ‘protegê-la’”, disparou Flávio nas redes sociais.
Veja:
Alexandre de Moraes é o principal responsável por Lula voltar à cena do crime.
Sentou na cadeira, aparelhou o Estado e sua máfia implodiu a democracia, sob o falso pretexto de “protegê-la”.
Faltam exatamente 14 dias para as eleições. Peço a você a oportunidade de resgatar o… pic.twitter.com/waP6Na10dy
— Flávio Bolsonaro (@FlavioBolsonaro) September 20, 2026
Os registros mostram Moraes e Viviane desembarcando no Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, após voo em um jatinho privado, que pertenceia a uma empresa ligada a Vorcaro.
Entre no canal de WhatsApp
do Metrópoles
O vídeo contradiz uma nota oficial emitida pelo gabinete do ministro em abril último, na qual ele declara que “jamais viajou em nenhum avião de Daniel Vorcaro ou em sua companhia e de Fabiano Zettel, a quem nem conhece”.
A aeronave utilizada no deslocamento era um Legacy 650, de prefixo PP-NLR, registrado oficialmente em nome de uma das empresas de Vorcaro. Segundo apurações da Polícia Federal (PF), o voo foi realizado cerca de três meses após o escritório de advocacia de Viviane Barci firmar um contrato no valor de R$ 50 milhões com uma empresa pertencente a Vorcaro.
Receba no seu email as notícias de Boletim Metrópoles
Frequência de envio: Diário
Ver todasVer todas as newsletters
Momento crítico
O deslocamento do ministro teria ocorrido em um momento crítico para os negócios do banqueiro. Apenas um mês antes da viagem, o Banco Central já havia emitido um alerta formal ao Ministério Público Federal (MPF), sinalizando fortes indícios da prática de gestão fraudulenta em operações financeiras realizadas entre o BRB e o Banco Master.
Alexandre de Moraes e a defesa do escritório de sua esposa negam terem cometido irregularidades no Caso Master. Ambos sustentam publicamente que o contrato de R$ 50 milhões mencionado pelas investigações jamais existiu ou chegou a ser assinado pelas partes.
Apesar das negativas, trocas de mensagens encontradas pela Polícia Federal no celular de Vorcaro reforçam o uso do serviço. Em diálogo datado de 16 de julho de 2025, o empresário questionou Marcos Matta, gestor da empresa PrimeYou, se o casal estava utilizando as aeronaves, ao que Matta confirmou que o uso de aviões e helicópteros já estava liberado e em andamento.
Conteúdo reproduzido originalmente em: Metropoles por Giovana Alves.




