Os casos de estelionato praticado por meios eletrônicos cresceram 28% no Acre em 2025, segundo dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública, divulgado nesta quinta-feira (23) pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP).
O levantamento aponta que o estado registrou 605 ocorrências desse tipo de crime no ano passado, contra 473 casos em 2024, um aumento de 132 registros em apenas um ano.
Acre teve uma das menores taxas do país
Apesar da alta registrada, o Acre ainda aparece entre os estados com as menores taxas proporcionais de estelionato eletrônico do Brasil.
O índice acreano foi o sexto menor do país, ficando atrás apenas de:
- Amazonas: 29,1;
- Piauí: 33,2;
- Sergipe: 39,7;
- Paraíba: 46,4;
- Pará: 59,3.
Estelionatos em geral tiveram leve queda
Enquanto os golpes praticados pela internet cresceram, o número total de registros de estelionato apresentou redução.
Segundo o anuário, o Acre contabilizou:
- 6.571 casos em 2024;
- 6.198 casos em 2025.
Mesmo com a diminuição, o volume de ocorrências permanece acima dos seis mil registros anuais.
O estelionato é o crime de obter vantagem ilícita mediante fraude, induzindo a vítima ao erro para conseguir dinheiro, bens ou qualquer outro benefício. A conduta está prevista no artigo 171 do Código Penal e pode resultar em pena de um a cinco anos de prisão, além de multa.
Golpe da facção continua fazendo vítimas
Entre as modalidades que mais preocupam as autoridades está o chamado golpe da facção, em que criminosos entram em contato com moradores afirmando integrar organizações criminosas e exigem pagamentos sob ameaça.
Uma moradora de Rio Branco relatou ter recebido ligações nas quais os golpistas informaram seu endereço e exigiram o pagamento de R$ 3 mil.
“Me ligaram, falaram o endereço da minha casa, disseram que eram da facção e que eu precisava pagar uma taxa. Fiquei com muito medo, chorei horrores”, contou a vítima.
Segundo especialistas, o medo faz com que muitas vítimas acabem realizando transferências, mas os criminosos costumam continuar exigindo novos pagamentos.
O advogado Kalebh Mota orienta que, diante desse tipo de situação, a principal recomendação é manter a calma.
“A melhor forma de se proteger é não ceder à pressão, evitar fornecer dados pessoais e procurar imediatamente a polícia caso seja alvo de uma tentativa de golpe”, destacou.
Falso advogado também preocupa
Outra modalidade que vem crescendo no estado é o golpe do falso advogado.
No início deste mês, um homem foi preso em Rio Branco acusado de se passar por advogado e perito para aplicar um golpe de R$ 13 mil contra uma idosa de 76 anos.
Segundo a Polícia Civil, ele conquistou a confiança da vítima utilizando documentos falsos e conseguiu obter o dinheiro por meio da fraude.
O delegado Karlesso Nespoli informou que a vítima não conseguiu recuperar os valores e que o suspeito responderá pelo crime de estelionato.
As autoridades reforçam que qualquer solicitação de dinheiro envolvendo processos judiciais deve ser confirmada diretamente com o advogado responsável ou junto ao escritório antes da realização de qualquer pagamento.




