Grelo denuncia regravações sem autorização: “Pessoal passando por cima da ética moral”
Cantor e compositor criticou artistas que lançam músicas sem aval dos autores e afirmou que a prática pode deixar compositores meses sem receber direitos autorais
Segundo Grelo, existem hoje duas formas principais de liberação de uma composição. Na chamada “liberação simples”, o autor pode permitir que vários artistas gravem a mesma faixa. Já na “exclusividade”, um artista paga um valor maior para ser o único autorizado a explorar aquela música por um período determinado em contrato.
Veja as fotos
GreloFoto: Portal LeoDias GreloFoto: Reprodução/Instagram @eogrelo Grelo no “Fantástico”Reprodução: Globo Cantor GreloReprodução: Instagram/@eogrelo Mari Fernandez aposta no hit do verão com “Saudade do Carai” feat Natanzinho Lima e GreloDivulgação: Som Livre
Música
João Gustavo e Murilo voltam ao topo das mais ouvidas do país com “Postinho de Gasolina”
Música
Grelo revela que cogita mudar nome artístico: “Ele tira a seriedade que eu tenho”
Famosos
Grelo revela que nascimento da primeira filha foi o momento mais importante de sua vida
Música
Grelo celebra união entre artistas da produtora de Henrique e Juliano: “É uma família”
O problema, segundo Grelo, começa quando terceiros ignoram esse acordo e lançam a mesma composição sem autorização. Para ele, além de desrespeitar o artista que pagou pela exclusividade, a prática compromete diretamente a relação entre compositor e intérprete: “Isso prejudica tanto a vida de nós autores que vocês nem imaginam”, declarou.
O cantor explicou ainda que lançamentos irregulares podem provocar conflitos nas plataformas digitais. Quando uma música já está cadastrada por seus verdadeiros autores e outra pessoa tenta publicá-la, atribuindo a si a autoria ou sem a liberação necessária, o pagamento dos direitos pode ser bloqueado até que a titularidade seja esclarecida.
“Como eu, autor, dono da música, já cadastrei a música como minha e vocês vão lá e sobem como de vocês ou sem autorização, o que que a plataforma faz? ‘Opa, pera aí, o De Ângelo falou que é dele, você tá falando que é sua, então eu não pago ninguém até vocês provarem de quem que é’. Então, vocês estão prejudicando o sustento de várias famílias, cara! Vamos mudar essa prática, vamos ser mais morais, vamos ter hombridade”, disse Grelo ao explicar como as plataformas podem reagir à divergência.
Segundo ele, a resolução desses casos pode levar meses: “O autor que fez essa música fica sem receber um real dessa música durante seis, sete meses até provar de quem que é”, afirmou.
Grelo contou também que enfrentou recentemente uma situação desse tipo. Sem citar nomes, o compositor relatou que um artista que havia adquirido a exclusividade de uma música o procurou depois que outra pessoa publicou a faixa sem autorização.
Ao encerrar o desabafo, Grelo pediu mais respeito aos contratos e aos compositores antes de qualquer lançamento: “Pergunte antes de regravar, pergunte antes”, pediu o compositor.
Antes de ganhar projeção como cantor, Grelo, que também assina composições como De Ângelo, já tinha uma carreira consolidada nos bastidores do sertanejo, com mais de quinhentas músicas cadastradas. Entre os sucessos escritos por ele estão “Erro Gostoso” e “Dois Tristes”, de Simone Mendes; “Esqueça-me Se For Capaz”, gravada por Maiara & Maraisa e Marília Mendonça; “Haverá Sinais”, de Jorge & Mateus e Lauana Prado e “Traumatizei”, de Henrique & Juliano.
Fique por dentro!
Para ficar por dentro de tudo sobre o universo dos famosos e do entretenimento siga @leodias no Instagram.
Agora também estamos no WhatsApp! Clique aqui e receba todas as notícias e conteúdos exclusivos em primeira mão.
Conteúdo reproduzido originalmente em: Leo Dias por Heloísa Cipriano.




