Geral

Igape: Celina tem 33,9% das intenções de votos e Arruda soma 24,1%

Por Samara Schwingel
Igape: Celina tem 33,9% das intenções de votos e Arruda soma 24,1%

Segundo a pesquisa do Instituto Gazeta de Pesquisa (Igape) divulgada neste domingo (23/8), a governadora do Distrito Federal e candidata à reeleição Celina Leão (PP) lidera as intenções de voto com 33,9%. José Roberto Arruda (PSD) aparece em segundo, com 24,1%. O levantamento considera o cenário estimulado, no qual os nomes dos candidatos são apresentados aos entrevistados.

Dos entrevistados, 16,5% declararam ainda não saber em quem votar para o Governo do DF (GDF) ou não quiseram declarar voto. O cenário é parecido com o levantamento anterior feito pelo Igape e divulgado em 17 de agosto. Na pesquisa antecedente, Celina somava 33,4% e Arruda 23,7%.

No levantamento divulgado neste domingo, em terceiro lugar, aparece Leandro Grass (PT) com 10,3% das intenções de voto.

Logo atrás, estão Paula Belmonte (PSDB), com 4,6%; Ricardo Cappelli (PSB), com 3,7%; Kiko Caputo (Novo), com 2,5%; Professor Robson (PSTU), com 1,6%; e Elisson Ferreira (Agir), com 1,4%. Samara Mineiro (UP) tem 0,9% e  Expedito Mendonça (PCO) tem 0,5%. Como a margem de erro é de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos, há empate técnico entre esses candidatos.

Entre no canal de WhatsApp
da Coluna Grande Angular
10 imagens1 de 10

Celina Leão (PP)

VINÍCIUS SCHMIDT/METRÓPOLES 2 de 10

Arruda (PSD)

LUIS NOVA / METRÓPOLES @LuisGustavoNova3 de 10

Leandro Grass (PT)

LUIS NOVA / METRÓPOLES
@LuisGustavoNova4 de 10

Paula Belmonte (PSDB)

Divulgação5 de 10

Cappelli (PSB)

LUIS NOVA / METRÓPOLES
6 de 10

Kiko Caputo (Novo)

HUGO BARRETO/METRÓPOLES @hugobarretophoto7 de 10

Professor Robson (PSTU)

HUGO BARRETO / METRÓPOLES
@hugobarretophoto8 de 10

Elisson (Agir)

HUGO BARRETO / METRÓPOLES
@hugobarretophoto9 de 10

Samara Mineiro (UP)

VINÍCIUS SCHMIDT/METRÓPOLES @vinicius.foto10 de 10

Expedito Mendonça (PCO)

PCO/Reprodução

A pesquisa Igape foi realizada entre os dias 18 e 22 de agosto, com 2 mil eleitores do Distrito Federal e nível de confiança de 95%. A pesquisa foi contratada pela TV Atual, afiliada da Record News, e registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número 09414/2026.

Rejeição

Em relação à rejeição, 53,4% disseram não saber ou não opinaram. Outros 18,9% declararam rejeição ao nome de Arruda e 14,8% ao de Celina. Leandro Grass aparece com 7,9% de rejeição.

Em seguida, Cappelli tem 1,6%; Kiko Caputo, com 1,1%; Paula Belmonte, com 0,9%; Expedito Mendonça, com 0,4%; Elisson soma 0,4%; Professor Robson, com 0,4%; e Samara Mineiro, com 0,2%. Devido à margem de erro, também há empate técnico entre esses candidatos.


Conteúdo reproduzido originalmente em: Metropoles por Samara Schwingel.