POLITICA

Mailza defende protagonismo feminino no Acre e articulação no Congresso

Candidata afirma que ampliar a participação feminina nas decisões e fortalecer a bancada acreana são estratégias para transformar propostas em políticas públicas.

Henrique Ribeiro Por Henrique Ribeiro

A candidata à reeleição ao governo do Acre, Mailza Assis, defendeu nesta terça-feira (15) maior participação das mulheres nas decisões políticas e articulação com representantes do estado no Congresso Nacional. Mailza defende protagonismo feminino no Acre durante encontro com lideranças e candidatas de diferentes municípios, realizado no Afa Jardim e organizado pela deputada federal e candidata à reeleição Socorro Neri.

Durante o encontro, Mailza afirmou que a articulação entre o governo estadual e a bancada federal pode ser utilizada para buscar recursos e viabilizar projetos previstos em seu plano de governo. A candidata citou áreas como saúde, educação e desenvolvimento entre as prioridades que dependeriam de articulação política e institucional.

“Aqui conseguimos perceber o sentimento das pessoas, tudo aquilo que elas sonham e desejam. A política é a ferramenta que pode transformar esses sentimentos em políticas públicas reais”, afirmou Mailza durante o evento.

A candidata também defendeu o fortalecimento da presença feminina na política. Segundo Mailza, a participação das mulheres deve ocorrer não apenas em candidaturas, mas também nos espaços de decisão e na formulação de políticas públicas.

“Precisamos eleger mulheres e fortalecer nossa bancada federal para que, em Brasília, possamos tornar realidade o que está proposto em nosso plano de governo”, declarou.

O discurso ocorre em um cenário no qual a candidatura de Mailza busca manter uma base parlamentar para eventual execução de propostas apresentadas durante a campanha. Em outras agendas realizadas nesta semana, a candidata também defendeu uma bancada articulada com deputados estaduais, federais e senadores para buscar recursos e aprovar projetos.

Na segunda-feira (14), por exemplo, Mailza participou de um encontro com lideranças no bairro Bahia Velha, em Rio Branco, onde defendeu uma base parlamentar voltada à aprovação de projetos e à busca de recursos para o Acre. A candidata relacionou essa articulação a áreas como saúde, educação, habitação, produção rural e infraestrutura.

Ainda na segunda-feira, Mailza participou de outro encontro no Ginásio do Sesi, em Rio Branco. Segundo informações divulgadas pela campanha, cerca de 3 mil apoiadores participaram da reunião, que contou com candidatos ao Senado, à Câmara Federal e à Assembleia Legislativa.

No encontro desta terça-feira, Mailza também associou a participação feminina à construção de políticas públicas voltadas às mulheres.

“Hoje, depois de uma longa agenda com categorias, estou aqui sendo abraçada pelas mulheres acreanas e tendo a oportunidade de compartilhar o que queremos para o nosso estado, para a educação e para a valorização das mulheres”, afirmou.

A candidata disse ainda que pretende construir políticas de defesa e valorização das mulheres e destacou o diálogo com diferentes setores da sociedade como parte de sua proposta de gestão.

A deputada federal Socorro Neri, que organizou o encontro, manifestou apoio à reeleição de Mailza e destacou a importância da presença feminina em diferentes áreas da administração pública.

Segundo Socorro, a participação das mulheres na política deve alcançar discussões relacionadas à economia, geração de emprego, educação, saúde e juventude, além das políticas específicas de proteção e valorização feminina.

“Por isso, podemos e devemos eleger uma governadora preparada, com sensibilidade, compromisso e experiência”, afirmou Socorro Neri durante o encontro.

A articulação política defendida por Mailza também aparece em outras agendas recentes da campanha. A candidata tem apresentado a relação com a bancada federal como uma estratégia para buscar recursos em Brasília e viabilizar investimentos no Acre.

Além da discussão sobre protagonismo feminino, o encontro faz parte de uma série de agendas da candidatura com diferentes segmentos da sociedade acreana. Nesta terça-feira, Mailza também participou de reuniões envolvendo servidores públicos e categorias profissionais, nas quais apresentou propostas relacionadas a saúde, carreira e negociação com trabalhadores.

A candidatura de Mailza e Jéssica Sales também tem apresentado propostas específicas para políticas voltadas às mulheres, saúde mental, atendimento especializado e expansão de serviços públicos para os municípios do interior.

As declarações apresentadas nesta matéria correspondem às posições e propostas de campanha de Mailza e às manifestações de Socorro Neri durante o encontro. A eventual execução das medidas dependerá de decisões políticas, disponibilidade orçamentária e dos procedimentos legais e administrativos aplicáveis.