As melhorias na frota de ônibus escolares de Plácido de Castro começaram a ser verificadas pelo Ministério Público do Estado do Acre (MPAC) durante uma nova vistoria realizada na última terça-feira (19). A fiscalização teve como objetivo acompanhar o cumprimento de uma decisão liminar obtida em ação civil pública que cobra mais segurança e qualidade no transporte de estudantes da rede municipal.
A inspeção foi conduzida pela Promotoria Cível de Plácido de Castro, com apoio do Núcleo de Apoio Técnico (NAT), órgão auxiliar do MPAC.

Irregularidades haviam sido identificadas
Durante fiscalizações anteriores, foram encontrados problemas relacionados à documentação dos veículos, falhas em itens de segurança e questões estruturais.
Entre as irregularidades apontadas estavam:
- Problemas em freios
- Ausência ou irregularidade em tacógrafos
- Falhas em extintores de incêndio
- Questões estruturais nos ônibus
- Necessidade de capacitação dos motoristas
A situação ganhou ainda mais atenção após um acidente registrado em novembro de 2025, quando um ônibus escolar que transportava alunos da educação infantil saiu da pista e bateu em um barranco na estrada entre Plácido de Castro e Rio Branco.
MPAC aponta avanços, mas diz que ainda há pendências
De acordo com a Promotoria, a vistoria mais recente identificou mudanças consideradas significativas tanto na estrutura dos veículos quanto no pátio onde a frota fica estacionada.
As inspeções detalhadas foram realizadas nos oito veículos disponíveis para o transporte escolar municipal.
Apesar dos avanços, o MPAC informou que ainda existem melhorias pendentes, que deverão ser analisadas após a conclusão do relatório técnico da fiscalização.
Segundo o promotor de Justiça Washington Guedes Pequeno, o objetivo da atuação é garantir mais segurança aos estudantes e fortalecer a permanência dos alunos nas escolas.
“A atuação do Ministério Público busca assegurar que os estudantes usuários do transporte escolar tenham acesso a um serviço seguro e de qualidade, contribuindo para a permanência dos alunos nas unidades de ensino e para a redução da evasão escolar”, destacou o promotor.




