Uma iluminação especial em tons de arco-íris coloriu a fachada do Palácio Rio Branco e do prédio da Assembleia Legislativa do Estado do Acre (Aleac) na noite deste sábado (12). A intervenção visual marca a celebração do Dia Estadual da Diversidade, instituído oficialmente por lei no Acre em 2005 e comemorado em 13 de setembro.
Em vídeo publicado nas redes sociais diretamente da Praça Eurico Gaspar Dutra, em frente à sede do Executivo, o ativista e presidente da Associação da Diversidade do Acre (Ahac), Germano Marino, classificou o ato como um marco histórico para o movimento social no estado.
Programação e atrações deste domingo:
As atividades da Semana da Diversidade chegam ao seu ponto alto na tarde e noite deste domingo (13), com o retorno da 20ª edição da Parada do Orgulho LGBTQIAPN+ do Acre às ruas centrais de Rio Branco.
A concentração do público teve início às 15h no Skate Park. O desfile oficial dos trios elétricos está previsto para às 17h, seguindo um novo itinerário planejado até o centro da capital.
O encerramento da festividade ocorrerá no entorno do Palácio Rio Branco, com um grande festival musical gratuito das 19h às 22h. Entre os destaques no palco principal estão a cantora paraense Gaby Amarantos, a artista paranaense DJ Clementaum e diversos DJs e performers locais.
Além da relevância social e cultural, a organização destaca que o evento movimenta setores da economia criativa, o comércio regional e o turismo na capital do estado.




