
A Polícia Federal, em conjunto com a Coordenação-Geral de Inteligência da Previdência Social do Ministério da Previdência Social, realizou na manhã desta segunda-feira (17) a Operação Autolycus, destinada a desarticular um grupo suspeito de fraudar a reativação e concessão de benefícios do INSS por meio da cooptação de servidores públicos.
A investigação começou em agosto de 2024, após um servidor do INSS, lotado em Porto Velho (RO), denunciar que havia sido procurado por intermediários desconhecidos que tentaram convencê-lo a entrar no esquema criminoso. Como ele recusou a oferta, os suspeitos teriam passado a ameaçá-lo com possíveis retaliações administrativas e até exoneração, o que levou o caso ao conhecimento da PF.
A 7ª Vara Federal Criminal da Justiça Federal em Rondônia autorizou mandados de busca e apreensão cumpridos nesta segunda-feira. O material coletado será analisado para ampliar o entendimento da estrutura do grupo.
Os suspeitos poderão responder por crimes como corrupção ativa, corrupção passiva, organização criminosa, inserção de dados falsos em sistemas públicos, além de eventuais delitos que venham a surgir ao longo das investigações.



