A Polícia Federal (PF) deflagrou nesta quarta-feira (26) a Operação Jogo Limpo para investigar uma possível manipulação de resultado em uma partida de futebol realizada no início de junho no interior de São Paulo, válida pelo campeonato brasileiro da série D.
Durante a partida investigada, a equipe visitante sofreu três gols no primeiro tempo, sendo um deles um gol contra. Os alvos da operação são integrantes e ex-integrantes de uma das equipes envolvidas no jogo. A investigação está focada em apurar a influência de determinadas pessoas no resultado da partida.
Os crimes em questão são contra a incerteza do resultado esportivo, tipificados na Lei Geral do Esporte, com penas previstas de dois a seis anos de reclusão. A Polícia Federal atua no caso com autorização expressa do Ministro da Justiça e Segurança Pública, devido à repercussão nacional do caso, que exige uma repressão uniforme.
A CBF, por meio de sua Unidade de Integridade, colaborou desde o início com as investigações. A entidade firmou uma parceria com a Polícia Federal para combater a manipulação de resultados no futebol brasileiro. A CBF se comprometeu a compartilhar informações sobre possíveis casos de manipulação de jogos identificados pela Sportradar.
A Sportradar é uma empresa privada suíça especializada em soluções tecnológicas para serviços de integridade e detecção de fraudes relacionadas a apostas e identificação de manipulação de resultados esportivos. Desde 2005, a empresa ajuda federações esportivas, autoridades estaduais e agências de aplicação da lei em todo o mundo a combater a corrupção no esporte.
A Polícia Federal e a Sportradar firmaram um memorando de entendimento para o intercâmbio de informações relevantes ao combate à corrupção no esporte. O acordo possibilita que a PF tenha acesso a análises relacionadas à integridade esportiva e indicativos de manipulação de eventos esportivos, auxiliando nas investigações de práticas ilícitas suspeitas de combinação de resultados.
Via PF.





