A poluição do ar acima do recomendado no Acre foi registrada nesta terça-feira (18) em quatro municípios monitorados pela plataforma IQAir. Rio Branco apresentou a maior concentração de partículas finas PM2.5 entre as cidades acompanhadas, em um cenário associado ao período mais seco do ano.
Na manhã desta terça, Rio Branco registrava 15,9 microgramas de PM2.5 por metro cúbico (µg/m³), índice equivalente a 3,2 vezes o valor da diretriz anual estabelecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
Crianças, idosos e pessoas com doenças respiratórias ou cardiovasculares estão entre os grupos que devem ter maior atenção quando houver piora nos índices. Nesses períodos, a recomendação é reduzir atividades físicas intensas ao ar livre e acompanhar as condições do ar.
As partículas PM2.5 possuem até 2,5 micrômetros de diâmetro e podem alcançar regiões profundas do sistema respiratório. Por isso, a concentração desse poluente é um dos principais indicadores utilizados no monitoramento da qualidade do ar.
A situação ocorre justamente durante a época mais seca no Acre. Agosto e setembro costumam apresentar condições mais favoráveis ao aumento da concentração de material particulado, especialmente entre o fim da tarde e as primeiras horas da manhã.
Os índices também variavam entre os municípios. Enquanto Rio Branco, Bujari, Epitaciolândia e Feijó estavam na classificação moderada na manhã desta terça, as demais localidades não mencionadas apresentavam condições consideradas normais nos dados consultados.
A qualidade do ar pode mudar ao longo do dia conforme a circulação dos ventos, as condições meteorológicas e a presença de fumaça e outros poluentes. Por isso, o acompanhamento dos índices deve ser contínuo, principalmente durante o período de estiagem.
Para a população em geral, a orientação é evitar exposição prolongada caso os níveis de poluição aumentem. Pessoas mais sensíveis devem redobrar os cuidados e diminuir exercícios ao ar livre quando houver piora significativa da qualidade do ar.




