Raphinha aparece como sucessor de Neymar nas cobranças de pênalti da Seleção; entenda
Atacante não desperdiça uma penalidade desde 2017 e marcou nas três vezes em que cobrou pelo Brasil; Ancelotti já citou o brasileiro entre os melhores batedores
O último erro aconteceu em 23 de dezembro daquele ano, quando Raphinha ainda defendia o Vitória de Guimarães, de Portugal. Desde então, o brasileiro passou por Rennes, Leeds United, Barcelona e Seleção Brasileira sem voltar a desperdiçar uma cobrança.
Veja as fotos
RaphinhaReprodução/Instagram Raphinha, jogador do Barcelona e da Seleção BrasileiraCrédito: Reprodução Instagram Neymar afrontou goleiro da Noruega antes de penâltiReprodução: Globo
Copa do Mundo
“Vamos ganhar essa p*”, Neymar chora e faz promessa a Raphinha após convocação
Esportes
Abraço neles! Raphinha e De Paul trocam camisas após Brasil x Argentina polêmico
Esportes
Aceitem: não haverá redenção, Neymar é narrativa, e o protagonismo tem de ser de Vini e Raphinha
Esportes
Agora é valendo? Raphinha ativa modo “porrada” de novo: “Se precisar, eu vou”
Ao todo, Raphinha bateu 24 pênaltis na carreira e marcou 23 gols. Pelo Barcelona, são 13 gols em 13 tentativas. No Leeds United, foram quatro cobranças e quatro gols. Pelo Rennes, o atacante também converteu a única penalidade que teve pela equipe. Na Seleção Brasileira, cobrou três pênaltis e marcou em todos.
O retrospecto do atacante também apareceu em uma avaliação feita por Carlo Ancelotti antes do confronto contra a Noruega, pelas oitavas de final da Copa do Mundo. Na ocasião, o treinador explicou que a comissão técnica analisou o desempenho dos possíveis cobradores antes de definir quem assumiria a responsabilidade.
“Fizemos uma estatística de um ano de jogadores rivais e dos nossos. O melhor na seleção era Raphinha. Naquele momento no campo, o melhor a tirar o pênalti é Neymar, depois Igor Thiago, depois Raphinha e depois Bruno Guimarães, e depois Martinelli. Escolhemos Bruno Guimarães porque pensamos que era o melhor no campo”, disse.
A declaração também mostrou que Raphinha já era considerado uma das opções da comissão técnica para a função. Naquele momento, porém, Neymar ainda aparecia à frente do atacante na avaliação de Ancelotti.
Raphinha varia direção das cobranças
Além da sequência sem erros, Raphinha apresenta variações na forma de executar os pênaltis. Um levantamento recente do jornal catalão Mundo Deportivo analisou as últimas 16 cobranças do atacante, sendo 13 pelo Barcelona e três pela Seleção.
Nesse recorte, Raphinha bateu nove vezes cruzado no lado direito, seis vezes chapado no lado esquerdo e uma vez no meio do gol. Os números mostram que o atacante não concentra suas cobranças em uma única direção. O retrospecto recente também inclui a sequência de 22 penalidades convertidas desde o último erro, em 2017.
Brasil terá novo teste contra a Austrália
Raphinha terá uma nova oportunidade de atuar pela Seleção nesta sexta-feira (25/9), quando o Brasil enfrenta a Austrália, às 7h (de Brasília), em Townsville. O duelo marca um dos primeiros compromissos da equipe no novo ciclo.
A Seleção volta a enfrentar os australianos na terça-feira (29/9), em Brisbane. Depois, o Brasil encara a Índia no dia 3 de outubro, em Calcutá.
A definição do cobrador oficial de pênaltis ainda depende das escolhas da comissão técnica e das circunstâncias de cada partida. Com o histórico recente e o aproveitamento de 100% nas três cobranças pela Seleção, Raphinha aparece entre os candidatos à função que durante anos esteve associada a Neymar.
Fique por dentro!
Para ficar por dentro de tudo sobre o universo dos famosos e do entretenimento siga @leodias no Instagram.
Agora também estamos no WhatsApp! Clique aqui e receba todas as notícias e conteúdos exclusivos em primeira mão.
Conteúdo reproduzido originalmente em: Leo Dias por Guilherme Silva.




