Na madrugada desta quarta-feira (19/8), policiais civis da 76ª Delegacia de Polícia (Niterói) deflagraram a Operação Fronteira Quebrada. Carlos Alberto de Lima da Silva, conhecido como “Cascão”, de 42 anos, foi preso. O suspeito foi capturado em Niterói, na Avenida Professor João Brasil, no bairro Fonseca, no momento em que visitava a namorada.
De acordo com o inquérito policial, após ganhar a liberdade em dezembro do ano passado, o investigado passou a viver tranquilamente na região e a exercer o controle financeiro e logístico da organização. Devido à relevância que tinha na cadeia de suprimentos ilícitos, “Cascão” era conhecido no meio criminoso como o “Fernandinho Beira-Mar de Niterói e São Gonçalo”.
Histórico criminal
Segundo a PCERJ, o histórico do preso reforça seu papel na estrutura do tráfico fluminense. Em 2019, ele foi capturado na cidade de Presidente Franco, no Paraguai.
Entre no canal de WhatsApp
da Coluna Mirelle Pinheiro
Na ocasião, ele foi alvo de um mandado de prisão decorrente da Operação Background, conduzida pela PCERJ, que já havia apontado sua atuação como gestor da cadeia de suprimentos de armas e entorpecentes destinados às comunidades de Niterói. À época, ele foi condenado a oito anos de prisão pela 4ª Vara Criminal de Niterói (RJ).
A ação, segundo a Polícia Civil, desarticula um dos principais elos logísticos entre fornecedores internacionais e o varejo do tráfico nas cidades de Niterói e São Gonçalo.
As investigações, que contaram com o apoio do Centro Integrado de Segurança Pública do Município de Niterói (CISP-Niterói), prosseguem com o objetivo de identificar e responsabilizar os demais integrantes da facção, abrangendo toda a rede criminal responsável pelo financiamento, aquisição, transporte, armazenamento e distribuição de drogas e armamentos na região.
Conteúdo reproduzido originalmente em: Metropoles por Letícia Guedes.




