O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ameaçou nesta segunda-feira (17/8) bombardear o Omã – nação do Oriente Médio que faz costa com o Estreito de Ormuz, caso o país siga negociando com o Irã sobre o Estreito de Ormuz.
Em entrevista à emissora americana Fox News, Trump afirmou que “se Omã se intrometer, vamos bombardeá-los e destruí-los”.
Junto com o Irã, o Omã é o outro país costeiro do Estreito de Ormuz, rota marítima do comércio de petróleo mais importante do Oriente Médio. O país é historicamente considerado um aliado dos EUA na região.
A hidrovia foi fechada em fevereiro pela Guarda Revolucionário Islâmica do Irã, em retaliação a ataques dos Estados Unidos e Israel que deram início à guerra no Irã.
O fechamento da rota causou uma alta no preço do petróleo mundial e uma mudança logística no comércio marítimo no Oriente Médio, já que embarcações tem usado outras rotas, como o Estreito de bab el-Mandeb, para evitar o Estreito de Ormuz.
Entre no canal de WhatsApp
do Metrópoles
Trump também afirmou ao jornal que tem canais de conversas diretas com oficiais da Guarda Revolucionária Islâmica do Irã e que não está com pressa para resolver a guerra. “Eles são bons jogadores de pôquer, mas estão morrendo”, afirmou.
O porta-voz da Guarda Revolucionária, Hossein Mohammadi, rebateu Trump e disse que não há tais conversas em andamento.
“Não há negociações entre oficiais da Guarda Revolucionária Islâmica e americanos”, disse Mohammadi à agência estatal iraniana Tasnim.
“Atualmente, não há negociações em curso com os americanos nesta área, devido a promessas não cumpridas e às experiências negativas de repetidas e constantes violações de acordos por parte dos Estados Unidos”, complementou o persa.
Estreito de Ormuz
Os governos do Irã e Omã têm negociado sobre o Estreito de Ormuz, para que a rota de navegação seja reaberta sob a gestão dos dois países. Apesar do esboço de um acordo entre ambos ainda não ter sido divulgados, a mídia iraniana publicou que o texto prevê que Irã e Omã poderão brecar a passagem de navios de países considerados “inimigos”, o que poderia afetar embarcações norte-americanas e israelenses.
Do outro lado, o americano Donald Trump afirmou, na última sexta (14/8), que irá tornar o Estreito de Ormuz “território dos Estados Unidos”.
“E depois que terminarmos de derrotar o Irã, que está sofrendo uma derrota esmagadora, em breve declararei o Estreito de Ormuz como território dos Estados Unidos.”, afirmou o republicano.
O presidente americano tem afirmado reiteradamente que os EUA tomaram o controle do Estreito de Ormuz. O Irã nega.
Conteúdo reproduzido originalmente em: Metropoles por Pedro Areal.




