Autor do depoimento sobre uma suposta “armação” contra o candidato a vice de Flávio Bolsonaro (PL), o comerciante Luiz Antonio Lopes disse ter ido a Brasília para os atos golpista do 8 de Janeiro de 2023.
Em um vídeo obtido pela coluna, Luiz Antonio relata ter ido com amigos à capital federal no dia dos atos que depredaram as sedes dos Três Poderes. Ele sustenta, contudo, o grupo deixou a cidade antes das prisões.
Entre no canal de WhatsApp
da Coluna Igor Gadelha
“Estava o Lindbergh Farias e um vereador de Nova Iguaçu, tá? Chamado Toninho da Padaria. Eu achei aquilo muito estranho. Falei: ‘Pô, estranho? Eles são petistas. O que é que eles estão fazendo aqui?’ Foi quando nós nos demos conta de que era uma armadilha”, diz o comerciante no vídeo.
Receba no seu email as notícias da coluna Igor Gadelha
Frequência de envio: Diário
Ver todasVer todas as newsletters
A partir de então, Luiz Antonio relata que ele e seus amigos começaram a convencer as pessoas a deixar o ato. Já na rodovia, fora de Brasília, o comerciante diz ter ouvido no rádio que os manifestantes tinham começado a ser presos.
“Quando saímos, né, já saímos ali dentro daquele setor ali, e veio a notícia, ainda na, na, na, na BR, que haviam prendido, né, os manifestantes. Então, gente, eu só queria falar uma coisa para vocês. Eu vi a Gleisi Hoffmann, chamei a Gleisi Hoffmann”, afirma.
Em outro vídeo, também obtivo pela coluna, o comerciante ameaça o ministro do STF Alexandre de Moraes, relator do inquérito que condenou uma série de pessoas pelos atos golpistas do 8 de Janeiro.
“Ministro Alexandre de Moraes, não entenda o que eu vou falar agora como uma ameaça. Que não é. É uma promessa. Eu, Luis Antonio Mohamed Lopes, vou cortar a sua cabeça. Vou desfilar com ela por toda Brasília, fincada na ponta de uma baioneta”, diz Luiz Antonio na gravação.
3 imagens1 de 3
Foto de Luiz Antonio Lopes, que prestou depoimento para Polícia Legislativa sobre suposta armação
Reprodução2 de 3
Certidão mostra que Luiz Antonio Lopes é filiado ao PL
Metrópoles3 de 3
Flávio Bolsonaro definiu Alfredo Gaspar como seu vice
HUGO BARRETO / METRÓPOLES
@hugobarretophoto
Lindbergh e prisão
Em um terceiro vídeo, Luiz Antonio diz ser ex-militar e acusa Lindbergh de ter “armado uma prisão” contra o comerciante, que, assim como o deputado, é originário da Baixada Fluminense.
“O recado para você, Lindbergh Farias, para você, Luiz Inácio Lula da Silva, corrupto, para você, ministro Alexandre, para você, ministro Barroso, para você, Flávio Dino: vocês não me intimidaram, vocês não me intimidaram nem um pouquinho. Vocês viram foi um homem, rapaz, não foi um rato, não, rapaz. Saí de cabeça erguida, voltei de cabeça erguida. Vocês são bandidos, vocês vão cair, vocês vão cair, um por um”, diz.
Como mostrou a coluna, Luiz Antonio se filiou ao PL do Rio de Janeiro em 30 de abril de 2026, uma semana após prestar depoimento à Polícia Legislativa sobre o caso Alfredo Gaspar, em 23 de abril.
Conteúdo reproduzido originalmente em: Metropoles por Gustavo Zucchi.




