19 abril 2024

Mais de 600 casos de Dengue registrados em Sena Madureira

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
Um novo levantamento divulgado nesta semana pela Secretaria Municipal de Saúde revelou que já foram notificados mais de 600 casos de Dengue em Sena Madureira. O número é considerado alarmante e vem preocupando sobremaneira a população.
Na tentativa de traçar uma nova meta de combate ao Aedes Aegypty, os vereadores de Sena estiveram reunidos na tarde desta quinta-feira, 22, com secretários municipais e representantes de outros setores. O encontro ocorreu no auditório da própria câmara. Estiveram presentes: Tião Lucena (secretário de Obras), Milton Pinheiro (Semsur), Jeocundo Assis (Vigilância Sanitária), Tairine Sampaio (Vigilância Epidemiológica), Tarsis Queiróz (Administração) e o representante do setor de endemias, Roberto Leandro.
Ao final ficou definido que na terça-feira, 27, o Mutirão da saúde contra a Dengue estará entrando no Bairro da Vitória. Os profissionais irão de casa em casa, orientando os moradores sobre os cuidados que devem ser tomados. Além disso, a Semsur promoverá a limpeza das Ruas, recolhimento dos entulhos e outras ações serão desenvolvidas pela secretaria de obras.
De acordo com o vereador Silvano Farias, idealizador do encontro, a situação em Sena Madureira é gravíssima e as providências devidas precisam ser tomadas em caráter emergencial. “A preocupação da Câmara de vereadores é muito grande nesse sentido. Os agentes de endemias encontram dificuldades porque alguns moradores não os deixam entrar em seus quintais. Vamos acionar o Ministério Público para que isso seja sanado. Também estamos cobrando do prefeito medidas emergenciais no combate à Dengue que tem acometido centenas de pessoas em nosso município”, comentou.
Para o vereador Tom Cabeleireiro (PV), não basta somente o poder público desempenhar seu papel. É preciso também que os moradores colaborem nessa campanha. “Se não houver um entendimento entre a população e a Prefeitura o negócio tende a piorar. Para vencermos essa guerra é preciso estarmos unidos. Lembrando que a Dengue pode matar as pessoas, por isso, os cuidados precisam ser redobrados”, complementou.
O vereador Boa Ideia (PCdoB) sugeriu que a Semsur faça uma parceria com a direção do presídio local para que os detentos ajudem nessa questão da limpeza nas Ruas. “Sabemos que existe a remissão de pena para os reeducandos que trabalham, então vamos propor isso a eles para que possam também ajudar na limpeza. Será um reforço a mais”, sintetizou.
Com relação aos terrenos baldios existentes em Sena Madureira, a Prefeitura não vai aliviar seus respectivos donos que não fazem a limpeza. “Já começamos a notificar os proprietários desses terrenos para que providenciem a limpeza. Quem não se enquadrar nas normas será acionado na justiça”, destacou Jeocundo Assis, coordenador da Vigilância Sanitária, em Sena Madureira.
Outro assunto pautado na reunião de hoje foi com relação às valas e bueiros que estão entumpidos. Nesse sentido, foi dada a sugestão de que a Prefeitura possa contratar uma equipe exclusiva para desobstruir esses locais na base da enxada.
Além do avanço da doença em Sena Madureira, surgiu recentemente mais uma preocupação. O Governo do Estado informou, por meio de nota, à Secretaria Municipal de Saúde que não fará mais a sorologia que é uma espécie de exame que detecta se o paciente está ou não com Dengue. Segundo consta, o Estado encontra-se sem reagente para realizar tal procedimento.

Veja Mais