29 março 2024

Por mensagem, servidor denuncia suposta perseguição na Secretaria Municipal de Saúde de Sena Madureira

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

15 jan de 2019 do YacoNews

 A mensagem foi enviada na manhã de hoje a redação do YacoNews. No texto um provável funcionário da Secretaria de Saúde denuncia a prática e se diz ameaçado por um outro funcionário comissionado do setor de RH – Recusos Humanos- da referida secretaria.

 O servidor ainda relata na mensagem que já fez denuncias para alguns vereadores, porém até hoje nenhuma providência teria sido tomada, pois segundo o mesmo, ninguém quer bater de frente com o denunciado provavelmente por ocupar cargo por apadrinhamento político.

 “Isso é um absurdo! Não podemos mais nem trabalhar em paz!” relata o funcionário que pede para não ser identificado temendo mais represálias.

Entramos em contato com o Secretário da Saúde Daniel Herculano que nos informou não ter ainda conhecimento que estaria acontecendo qualquer tipo de situação atípica. “Quem faz a fiscalização de carga horária e lotação é o Paulino” informou o secretário.



Assédio moral e perseguição do servidor

A perseguição política, característica de gestores desqualificados e sem liderança, é uma das formas mais covardes de se manipular e pressionar os servidores, sendo a Remoção e Transferência um jeito velado de se perseguir. Casos como esses costumam aflorar quando as nossas opiniões desagradam os que estão no poder, inclusive quando as Conclusões emitidas em Pareceres Técnicos e, sobretudo, em Contratos e Convênios (com Prefeituras, Governos Estaduais etc.) possam criar “embaraços” na relação entre o gestor e o padrinho que a ele conferiu o cargo comissionado.

É interessante perceber que existem pessoas que se acham imbatíveis, super poderosas. Será que não param para refletir que tudo passa tudo sempre passará? Inclusive o poder que julga ter sobre os outros? A bem da verdade, a morte é a maior certeza da vida; então por que tantos vivem atropelando os outros, desprestigiando, ferindo, implicando?

Ninguém é superior num contexto em que fazemos parte de uma mesma espécie humana. Precisamos aprender mais sobre o respeito mútuo.

É impressionante como o poder e o dinheiro interferem no comportamento de certas pessoas, transformando-as em seres frios, sem sentimentos e emoção. Essas pessoas ficam como que “dependentes”, já não conseguem mais viver sem estar no poder e lutam a qualquer custo para manterem-se em qualquer cargo. São seres humanos (?) carrancudos, mal humorados. E por serem infelizes querem fazer com que os outros também o sejam: começam a perseguir, usam de autoritarismo, gritam, ironizam.

Nesse sentido, a Lei 4.898/65, que trata do direito de representação e do processo de responsabilidade administrativa civil e penal contra as autoridades que, no exercício de suas funções, cometerem abusos, entende como fundamentais, dentre outros: a liberdade de consciência e de crença; a liberdade de associação; aos direitos e garantias legais assegurados ao exercício do voto; aos direitos e garantias legais assegurados ao exercício profissional.

Veja Mais