24 abril 2024

Estréia hoje no YacoNews, “RESENHA” com Everaldo Cardoso

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
09 Fev de 2019 do YacoNews 
Por Everaldo Cardoso


MUDANÇAS
Nunca na história desta nação pode-se vê um movimento tão bem orquestrado, a ponto de se pensar na teoria conspiratória de controle mundial da mente humana. Movimento esse em torno de um anseio de mudanças. Passados um mês da posse dos então paladinos da mudança o que se vê é um misto de expectativa e medo com as mudanças que estão propondo a executar. O que não se vê é a mesma voracidade do movimento que outrora invadiu o pais para pedir as mudanças, mais não disseram que mudanças queriam para o pais. 
REFORMAS / PACOTES
 Isso mesmo não se tem clareza nos rumos de nosso pais, não se sabe se veremos reformas ou implementação de pacotes com conteúdos que na verdade servem para consolidar um nome uma figura apenas… a tão desejada pelo palácio do Planalto reforma da previdência, que teve como mote de campanha para ‘tri eleger’ o presidente da câmara dos deputados federais (Rodrigo Maia/DEM), já encontra barreiras antes mesmo do inicio de sua tramitação… já o Pacote da mudança na segurança concebido pelo eis Juiz e agora Ministro da Justiça Sergio Mouro o paladino da justiça e da moralidade pode ter um destino inusitado… uma coisa é conceber um pacote ou uma proposta de reforma outra é aprovar…quando tais medidas vão de encontro aos interesses dos conglomerados e grandes corporações que dominam o planeta e o Brasil faz parte do planeta terra.
PROTAGONISMO
Com a lacuna no cenário da politica acreana deixado pelo ex senador Jorge Viana e com a reeleição de Sérgio Petecão (PSD) e de Macio Bittar (MDB), surge mais que uma pergunta. O desafio é saber quem assumirá esse legado de milhares de eleitores que agora estão órfãos de um bom representante. Petecão já se destacou usando sua experiência aglutinada em suas passagens pelo parlamento Estadual e se articulou para assumir a primeira secretaria do Senado. Vai comandar um orçamento bilionário da casa. Bittar conta com a experiência de suas passagens pelo parlamento estadual e federal e com certeza tirou lições de sua forma e abordagem na politica onde lhe renderam algumas derrotas. Espera-se que o mesmos tenham um olha mais local, e canalize suas atenções, esforços e seu poder de influência a nível nacional para as questões locais e assim assuma um protagonismo na política local que com certeza lhe credenciará a outros vôos.

AINDA SOBRE PROTAGONISMO
Uma coisa é certa o atual parlamento federal na sua maioria ainda é uma incógnita. Exceção ao Bravo Alan Rick (DEM) da safra dos políticos modernos, alinhado com o presidente da casa Rodrigo Maia que é do seu partido, influente e amigo do Presidente Jair Bolsonaro. Tem demostrado na prática o discurso ‘Sem Perseguições’ vem trabalhando para atender os anseios mais urgentes da população de nosso Estado. Sem duvidas já assumiu um papel importante nesta atual cenário da política nacional e estadual.  
MUITO CEDO
Sempre lembro o obvio as pessoas que me procuram e de alguma forma já demonstrando indignação, frustração e criticam o novo governo do Acre, que ainda é muito cedo para isso… uma coisa é certa, está mais ou menos clara que não se prepararam para assumir o poder…ainda paira na memoria afetiva do eleitor antecessores que assumiram este estado em condições mais que de calamidade…bem não se viu tanta choradeiras e mi-mi-mi… passaram-se oito anos e alguns bons legados herdamos… esperamos que nosso atual governo busque o preparo necessário para colocar o trem nos trilhos, mais isso só se dará com ações e não com reclamações.
MAQUIAVEL
Já dizia que a politica é a arte de JUNTAR… um líder politico para chegar ao poder precisa montar um grupo, para se manter no poder precisa manter e ampliar este grupo. Parece que tem um grupo que a cada dia esta se desfazendo. Em pouco tempo alguns membros de sustentação perceberam que não tem voz. E a política do coronelismo já passou! Vivemos novos tempos, isso quer dizer, novas atitudes, nova mentalidade e novas ações.  
EXPECTATIVA
Com certeza existe uma grande expectativa por parte da nossa comunidade sobre como vão se comportar os membros do nosso parlamento mirim. Vamos ver um parlamento subserviente. Legislando e fiscalizando para que o executivo trabalhe para melhorar as condições de vida de nossos munícipes. Em fim, será um ano decisivo para esse parlamento.
RESENHA COM AMIGOS… novidades para próxima semana.


Everaldo Cardoso
      Jornalista 
    RP: 269/AC

Veja Mais