20 abril 2024

Crise no sistema penitenciário pode estourar; Servidores com medo farão assembléia geral na Quinta

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

10 Mar de 2019 do YacoNews
Por Leonildo Rosas



Os servidores do Instituto de Administração Penitenciária (Iapen) têm assembleia geral marcada para a próxima quinta-feira.

Como foi dito aqui, o sistema está sobre vários barris de pólvora prontos para estourar.

Na pauta, está, dentro outras coisas, a exoneração do atual diretor-presidente, que foi indicado pelo major vice.

Também será debatida possibilidade de operação padrão, paralisação de visitas íntimas e tratamento para os usuários do sistema.

Os detentos enviaram carta às autoridades pedindo ações que garantam os seus direitos.

Mas também fazem ameaças.

Há medo de represálias, segundo fonte, entre os agentes penitenciários, quem temem por suas vidas.

A juíza da Vara de Execuções Penais, Luana Campos, deu o prazo de 10 dias para a direção do Iapen tome providências a fim de prestar assistência humanizada aos presos.

Pressionado e embora seja de domínio público que a sua nomeação se deu pelo critério da indicação política, o diretor publicou nota afirmando que a sua “administração é técnica e não política”.

O indicado do vice também faz críticas aos que denunciaram a sua gestão e à imprensa, que, na sua opinião , tem fomentado uma disputa política desnecessária no sistema penitenciário acreano, dando voz a setores que se sentem prejudicados por terem perdido espaço dentro da administração.

Protegido pelo major, o diretor encerrou a sua nota assim:
“Por isso, peço a todos RESPONSABILIDADE ao tratar sobre o tema. Segurança pública é DEVER de todos. E não podemos gerar ainda mais caos sobre uma área que é tão sensível e tão estratégica para a segurança pública”.

Veja Mais