26 abril 2024

Reforma da Previdência: Câmara dos Deputados vota destaques nesta quinta-feira

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

11 Jul de 2019 do YacoNews
Por Kariane Costa

Nesta quinta-feira (11)  deputados voltam ao plenário da Câmara para tratar da reforma da Previdência. Mas, desta vez, o que estará no centro da discussão será a votação dos destaques que ficaram pendentes.

 Na  sessão dessa quarta-feira (10) os deputados até que tentaram prosseguir com a votação após aprovar o texto base da reforma, mas faltou quórum. Após proclamado o resultado houve a rápida dispersão dos parlamentares.

O objetivo era atravessar a madrugada votando todas as propostas, mas os deputados só analisaram o destaque que excluía os professores das mudanças da reforma. A proposta foi rejeitada porque só conseguiu 265 votos, quando precisaria de 308.

 Diante do quóum reduzido,  o presidente da Câmara, Rodrigo Maia encerrou a sessão e convocou uma nova para esta quinta-feira (11).

 De acordo com Maia, a base do governo estava desorganizada, o que poderia prejudicar a votação nesta etapa da reforma da Previdência.

 Restam 19 destaques para serem analisados, mas o número pode aumentar até a reabertura da sessão na manhã desta quinta. 

 Os destaques mais aguardados são o que aumenta o valor da aposentadoria para mulheres e o que suaviza as regras de aposentadorias para policiais e agentes de segurança federais.

 Estados e municípios ficaram de  fora do texto-base da  reforma, e o assunto deve ser debatido novamente somente no Senado.

 A líder do governo no Congresso, Joice Hasselman do PSL, comemorou a votação expressiva a favor da Previdência. Ela comentou porque a votação dos destaques ficou para hoje.

 Jà o Líder da oposição, Alessandro Molon, do PSB, avaliou o resultado da votação e anunciou que o plano agora é tentar aprovar a flexibilização das regras previdenciárias para algumas categorias.

 Pelos previsões do presidente Rodrigo Maia,  o segundo turno de votação da reforma na Câmara pode ser concluída até sábado.

Veja Mais