20 abril 2024

Após engolir celular, preso é transferido para Rio Branco e pode passar por cirurgia

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

22 Jan de 2020 do YacoNews
Alcinete Gadelha do G!/AC


Um dos detentos flagrados com celular no estômago, durante transferência de pavilhão na Unidade Penitenciária Evaristo de Moraes, em Sena Madureira, interior do Acre, vai ser transferido para a capital Rio Branco, na manhã desta quinta-feira (23), onde vai ser avaliado e pode passar por cirurgia para retirada do aparelho, segundo informou o diretor da unidade, Denis Araújo.

Dois presos provisórios foram flagrados, na tarde desta quinta-feira (22), quando foram submetidos ao aparelho scanner corporal, que detectou os celulares no estômago dos dois. Um deles vomitou o celular quando foi encaminhado ao hospital, já o outro não conseguiu expelir o aparelho.

“Tá no estômago dele. À noite, deixamos no hospital e ele tentou vomitar, mas não conseguiu, e a gente vai encaminhar para Rio Branco para serem tomadas as medidas adequadas, porque com o aparelho dentro, ele corre risco de morte”, explica Araújo.

O Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Iapen-AC) informou que os presos estavam no bloco de observação, local para onde são levados os suspeitos recém presos e quando iam ser transferidos para o pavilhão ocorreu o flagrante.

O diretor afirma que geralmente quando eles fazem isso, costumam envolver o aparelho em algum material para facilitar a remoção, mas ele engoliu o celular sem nenhuma proteção.

Além disso, Araújo acredita que os aparelhos sejam jogados sobre os muros da unidade que fica dentro da cidade.

“Nosso presídio fica em uma área urbana, então, constantemente eles jogam pela muralha e os presos dos pavilhões fazem o que a gente chama de ‘boli’ [uma linha amarrada em algum objeto] para puxar. Só que, na maioria das vezes, não entra. Hoje, está muito severa a fiscalização. Mas, a gente acredita que a entrada dos telefones foi desse jeito”, afirma.

Punição

Araújo afirma que o preso que já expeliu o celular vai sofrer punição de dez dias e um procedimento administrativo vai ser instaurado para apurar o caso.

“O outro vai ficar de sanção porque celular é falta grave. Primeiro ele fica de falta dez dias e a gente abre uma sindicância e ele pode pegar até mais 20 dias de corretivo”, pontua.

No corretivo, o preso fica isolado e perde o direito a visitas e banho de sol, por exemplo, conforme explica Araújo.

Veja Mais