19 abril 2024

Ação popular pede afastamento imediato de presidente do IAPEN e de diretor de presídio

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

12 Fev de 2020 do YacoNews


Uma Ação Popular com pedido de liminar foi protocolada junto a Justiça solicitando o afastamento imediato do presidente do Instituto de Administração Penitenciária do Acre (IAPEN), Lucas Gomes, e diretor da unidade prisional Francisco D’Oliveira Conde (FOC), Fagner Souza da Silva. A ação é de autoria do policial penal José Janes Gomes Da Silva.

De acordo com o documento Lucas Fagner Souza praticaram atos ilegais no exercício de função pública. Ele alegam que os dois gestores, sem autorização judicial do Tribunal de Justiça, permitiram o ingresso e permanência de evangélicos para a realização de um evento religioso durante três dias no local e uso comprovado de celulares dentro da unidade.

“É importante asseverar que administração do IAPEN e a do presídio FOC agem de forma conveniente de acordo com critérios pessoais, o que é comprovado na medida em que o diretor presidente do IAPEN ingresso com um Mandado de Segurança, o qual apresentava um pedido para impedir que autoridades do judiciário ingressassem com telefones no âmbito do estabelecimento prisional”, diz trecho da ação.

A ação popular cita ainda que as escoltas estão sendo realizadas por agentes provisórios, que pegam e manuseiam fuzis e demais armas longas, sem o devido treinamento para desempenhar tal ação.

O fechamento da UP4, conhecida como “Papudinha” também é objeto da ação.

Outro questionamento é o efetivo reduzido de policiais penais, que não seria suficiente para trabalhar nas unidades após a retirada do efetivo da polícia militar que ajudava na vigilância dos presídios.

Ataques de servidores


Lucas Gomes, por meio de suas redes sociais, comentou indiretamente sobre a ação. Se citar nomes, o gesto frisa que “desde o dia em que assumiu o instituto convive com ataques dos poucos servidores insatisfeitos que perderam privilégios e dos muitos criminosos que perderam regalias”. 


(Com informações do ac24horas)

Veja Mais