18 abril 2024

Menino de 8 anos morre afogado após cair em bueiro de estação de tratamento abandonada no Acre

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

08 Fev de 2020 do YacoNews
Por Alcinete Gadelha


O pequeno Vilk Gabriel Andre de Lima, de 8 anos, morreu afogado após cair dentro de um bueiro aberto de uma estação de tratamento de esgoto abandonada, na noite desta sexta-feira (7), em Rio Branco. O caso ocorreu na Rua Pequena Jéssica, no bairro Wanderlei Dantas. O menino brincava com outras crianças quando caiu e se afogou.


Ao G1, a assessoria de comunicação do Departamento Estadual de Água e Saneamento (Depasa) informou que o órgão está apurando as informações e vai tomar as medidas necessárias no sentido de reparar o dano e possível assistência à família.


“Ele estava com os vizinhos brincando da barra, ele foi se esconder e caiu no bueiro. É aberto o bueiro, têm vários bueiros abertos lá”, contou o pai da criança, Cleigilson de Souza, muito abalado.

Souza contou que depois da brincadeira, os meninos sentiram falta do amigo e foram avisar a mãe dele.

“Ela [mãe da criança] foi até o local e viu que o bueiro estava aberto e, quando olhou dentro, a sandália dele estava virada lá dentro. Aí perceberam que ele estava lá e chamaram o Corpo de Bombeiros, que encontrou o corpo”, lamentou.

O pai da criança acredita que houve negligência do estado por não ter nenhum tipo de alerta quanto ao bueiro, que estava aberto. Ele faz um apelo e pede que o problema seja resolvido para não acontecer com outras crianças.

“Era para estar fechado aquilo, cercado, e estava tudo aberto. Não tem sinalização. Espero pela Justiça, e que pelo menos fechem lá para não acontecer com mais ninguém, com o filho de alguém”, concluiu.

Local estava desativado
O Depasa confirmou, por meio de nota, que o local estava realmente desativado. É possível ver que no local não havia nenhum tipo de sinalização informando o perigo.

“Em princípio, trata-se de uma unidade antiga, pertencente ao extinto Saerb, que não chegou a ser oficialmente entregue ao Estado. O fato será apurado e todas medidas cabíveis serão tomadas”.

O órgão explicou ainda que o local é uma estação elevatória. “Sistema que utiliza para bombear esgoto de partes baixas para o alto com fim de transportá-lo até a estação de tratamento. No casso dessa da Rua Pequena Jéssica, é bem antiga e estava desativada”, complementa o documento.

Veja Mais