19 abril 2024

PF deflagra operação para desarticular ‘ala feminina’ de facção criminosa na região Norte

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

07 Fev de 2020 do YacoNews
De Juruá em Tempo


A Polícia Federal deflagrou na manhã desta sexta-feira (7) uma operação para desarticular uma “ala feminina” de facção criminosa que atua na região Norte. Foram expedidos 14 mandados de prisão preventiva e 13 mandados de busca e apreensão nos estados de Roraima, São Paulo e Acre.

Segundo a polícia, as investigações encontraram indícios de que as mulheres, que formam um grupo específico, estão atuando com mais intensidade dentro da facção na prática de vários crimes.

O inquérito policial aponta que elas agem em áreas consideradas “estratégicas” do grupo, como no controle e guarda de drogas e armas de fogo, no estabelecimento de relacionamento entre criminosos de dentro do sistema prisional com os de fora e na indicação de membros para outros setores específicos.

A polícia também identificou possível envolvimento das mulheres da facção com os chamados “tribunais do crime”. As investigações apuraram que as mulheres são vistas pelo grupo como sendo menos expostas aos riscos da prática de crimes, como a prisão. Isso facilitaria para que elas recebessem funções de relevância para a organização criminosa.

Ala coordenada por foragidas em SP

Ainda segundo a PF, a ala feminina da facção na região Norte seria coordenada por duas mulheres a partir do estado de São Paulo, ambas foragidas. Elas são alvo de mandados de prisão por roubo e tráfico de drogas.


A investigação também apurou que uma das integrantes da facção era estudante de direito, tinha a faculdade paga pela organização criminosa e recebia remuneração para para defender interesses do grupo junto a entes públicos relacionados ao cumprimento de sentenças e ao dia-a-dia prisional.

Veja Mais