OMS alerta para “transmissão descontrolada” sem saída gradual de quarentena

0
31

14 Abr de 2020 do YacoNews


Numa nova estratégia mundial apresentada para lidar com a pandemia, a OMS (Organização Mundial da Saúde) apela para que governos assumam a liderança no combate contra o coronavírus e indica que, depois de três meses de estudos e evidências, começa finalmente a “conhecer melhor o inimigo” que já matou mais de 120 mil pessoas e jogou a economia em sua pior recessão desde a década de 30.

Mas, pela primeira vez e com 2 milhões de pessoas contaminadas, a nova estratégia fala abertamente sobre o risco de que a transmissão do vírus pode ocorrer de forma “descontrolada” se países que adotaram quarentenas resolvam suspender as medidas de forma abrupta. A agência defende uma transição cautelosa e gradual.

O plano, publicado na noite desta terça-feira em Genebra (Suíça), revela que a taxa de mortalidade do vírus é de 3% e que 20% das pessoas infectadas desenvolvem um estado severo ou crítico. 

A nova estratégia está sendo revelada no momento em que Donald Trump, o maior doador de recursos para a OMS, anuncia que suspendeu o repasse.

De acordo com o novo plano, a “proliferação explosiva” do vírus colocou até sistemas de saúde sólidos em risco. Apenas 40% dos casos identificados são suaves, contra 40% num estado moderado (incluindo pneumonia).

 Fonte: UOL

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui