28 março 2024

Morre “Seu Passinho”, aos 96 anos, um dos maiores poetas repentistas de Sena Madureira

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Morreu na madrugada desta segunda-feira (24), uma das figuras mais ilustres de Sena Madureira. Aos 96 anos, Manoel Passos da Silva, o “Seu Passinho”, não resistiu às complicações de um câncer de próstata e acabou falecendo às 3 horas da manhã.

Ele é autor da Saga do Seringueiros e muitos outros poemas em forma de repente que retratam principalmente a vida do seringueiro e dos patrões dos grandes seringais que existiam no Acre. Até poucos meses, ele ainda tocava sanfona e pescava às margens do rio Iaco, onde fica localizada sua residência, no bairro CSU.

“Seu Passinho” nasceu no estado do Pará, mas veio para o Acre ainda criança com seus pais e foi morar no seringal Amapá, localizado no rio Iaco.

Maioria dos poemas do artista relatam estórias e histórias de seringais no auge da borracha, no período da Segunda Guerra Mundial. Manoel Passos ficou órfã ainda muito jovem, tendo que trabalhar muito para sustentar cinco irmãos.

Ele é pai de 19 filhos, 13 deles com dona Odisseia Roberto da Silva, de 83 anos, com quem foi casado durante 60 anos. Inconsolável, dona Odisseia chorava muito na manhã desta segunda, no ombro de um dos seus 43 netos.

O corpo do poeta será velado na igreja Presbiteriana, localizada no bairro do Bosque, em Sena Madureira. Seu sepultamento ocorrerá às 16 horas, no Cemitério São João Batista.

 

Wânia Pinheiro, Contilnet

Veja Mais