20 abril 2024

Alércio Dias morre no Hospital Santa Juliana em Rio Branco

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Morreu na manhã desta quinta-feira, 3, no Hospital Santa Juliana, em Rio Branco, o ex deputado e pecuarista, Alércio Dias. Os familiares autorizaram o desligamento dos aparelhos que mantinham o pecuarista vivo numa UTI. O governador Gladson Cameli vai decretar luto oficial no estado.

Alércio faleceu em decorrência de complicações de uma necrose no intestino. Seu corpo será velado no Hall da Assembléia Legislativa. Já o sepultamento será em Santa Catarina, estado Natal do ex deputado.

Filho de Feliciano Galdino Dias e de Maria Gonçalves Dias, Alércio era advogado de formação, com Bacharelado em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro em 1974. Assumiu a presidência da Companhia de Eletricidade do Acre no governo de Joaquim Falcão Macedo (1979-1983) e foi também presidente da Federação de Futebol do Estado do Acre (1981-1982).

Foi eleito deputado federal pelo PDS do Acre em 1982. Derrotado na disputa pela prefeitura de Rio Branco em 1988 e suplente de deputado federal em 1990, foi eleito deputado estadual pelo PFL em 1994 afastando-se do mandato para ocupar a Secretaria de Educação no governo Orleir Cameli.

Candidato a governador do Acre em 1998, foi impugnado pelo Tribunal Regional Eleitoral acusado de cometer “irregularidades insanáveis” em sua gestão como secretário segundo o Tribunal de Contas do Estado, mas sua candidatura foi validada pelo Tribunal Superior Eleitoral. Nas eleições de outubro foi derrotado por Jorge Viana ainda em primeiro turno.

 

Via Juruá em Tempo

Veja Mais