Covid-19: AstraZeneca anuncia suspensão de testes com vacina

0
87

O laboratório AstraZeneca anunciou a suspensão dos testes globais da candidata à vacina contra a Covid-19. É a vacina que estava sendo elaborada, estudada, testada, em parceria com a Universidade de Oxford. O motivo, segundo o site de notícias dedicado à saúde Stat News, seria uma reação adversa que um dos participantes do teste teria tido.

Tanto a Fiocuz quanto a Anvisa já foram informadas oficialmente da decisão.

A vacina já estava na fase 3 do teste clínico, que é a fase de demonstração de eficácia. E é justamente a que o Ministério da Saúde planeja fabricar e distribuir a partir de janeiro. A Fiocruz informou que, agora, vai acompanhar os resultados das investigações sobre a possível associação de efeito registrado para se pronunciar oficialmente.

O Ministério da Saúde informou que a suspensão temporária do estudo tem regras definidas em protocolo e feita com base em padrão internacional de avaliação de segurança. Neste momento, portanto, com essa pausa nos testes, não haverá a inclusão de novos participantes. Mas o Ministério da Saúde reafirmou o compromisso em garantir uma vacina segura e eficaz para a população.

Ontem (8) mesmo, pela manhã, antes do anúncio da suspensão temporária dos testes, o ministro interino da Saúde, o general Eduardo Pazuello, chegou a dizer que a expectativa é começar a vacinação de todo mundo já em janeiro, sem citar nominalmente a AstraZeneca.

Lembrando que o governo brasileiro assinou um memorando de entendimento com a AstraZeneca prevendo a compra de 30 milhões de doses da vacina, com entrega já para dezembro deste ano e janeiro do ano que vem, com a possibilidade de aquisição de mais 70 milhões de doses se a vacina tiver eficácia e segurança comprovadas.

O acordo também prevê a transferência de tecnologia, para que a Fiocruz, aqui no Brasil, comece a produzir essa vacina ainda no primeiro semestre do ano que vem, em meados de abril.

 

Agência Brasil

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui