26 abril 2024

Nova pesquisa mostra Biden 8 pontos à frente de Trump

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

A corrida presidencial nos Estados Unidos ainda não está decidida, mas cada pesquisa parece dar uma mudança de ares na disputa.

A desta quarta-feira (2), divulgada pela consultora Selzer & Company, deu novo ar para o candidato do Partido Democrata, Joe Biden, que recupera certa vantagem na liderança, com 49% das intenções, contra 41% do atual presidente Donald Trump.

Antes desta nova sondagem, a tendência parecia favorecer o candidato à reeleição, que vinha diminuindo a distância com relação ao adversário. Na pesquisa da CNN divulgada em meados de agosto, Trump aparecia com 46%, após um crescimento de 5%. Biden teve queda também de 5% e continuou liderando, mas com 51%, e dentro da margem de erro (de 4%), o que configurava um empate técnico.

Outro dado importante desta nova pesquisa é a diferença enorme entre os dois candidatos para com o eleitorado feminino. Os números mostram que 56% das mulheres pretendem votar por Biden, enquanto apenas 34% dizem que votarão por Trump.

O organizador da pesquisa foi o cientista político Peter Hanson, do Grinnell College, que destacou justamente esse aspecto da medição. “Entre as mulheres das periferias das grandes cidades, como Los Angeles e Nova York, os números do presidente são terríveis, porque sua candidatura é vista como representante dos homens brancos, velhos e poderosos, e com esse estigma, é muito difícil ele reverter esse quadro dentro desse eleitorado, a tendência pode ser que isso inclusive se aprofunde”.

As eleições presidenciais nos Estados Unidos acontecerão no dia 3 de novembro.

Veja Mais