19 abril 2024

Peritos do INSS voltam a atender em agência de Rio Branco; capacidade é de 48 atendimentos diários

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

A agência do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) do Centro de Rio Branco retomou os atendimentos de perícias médicas com a volta dos peritos, que estão atendendo desde a tarde da última terça-feira (22), segundo informou o gerente executivo do INSS no Acre, Carlos José.

Com a retomada gradual do atendimento devido à pandemia de Covid-19, os quatro médicos da unidade fazem as perícias no período da tarde, a partir das 13 horas, para evitar aglomerações. São disponibilizados 48 atendimentos diários, por meio de agendamento, através dos canais remotos: Central 135 e Meu INSS.

“Eles voltaram na terça à tarde. Isso [o atendimento] vai normalizando aos poucos porque agora cada perito só pode fazer 12 perícias. Como temos quatro peritos, a média é de 48 perícias por dia. Ontem[quarta,23], por exemplo, nós tivemos 47 perícias realizadas, então sobrou uma vaga”, explicou Carlos José.

O gerente disse que o atendimento continua de forma reduzida e feita apenas por meio de agendamentos. Eles preparam a reabertura de mais duas agências. Uma na capital e outro no interior do estado.

“Na outra semana nós vamos fazer uma inspeção na agência do Bosque, em Rio Branco, e se tiver tudo de acordo com os protocolos vai ser mais uma agência aberta com mais quatro peritos. E Cruzeiro do Sul que é a terceira maior unidade nossa, estamos com equipe lá já fazendo adequação”, afirmou.

Retomada de atendimentos

Depois de quase seis meses sem realizar atendimentos presenciais devido à pandemia da Covid-19, a agência Centro retomou os atendimentos, no dia 14 de setembro apenas com avaliação social, reabilitação profissional, cumprimento de exigências, justificação administrativa e justificação judicial. A perícia médica não havia retornado.

O gerente tinha explicado à época que os profissionais tinham feito exigências após uma vistoria para poder voltar com os atendimentos. Ele também explicou que o órgão não tem nenhuma jurisdição sobre estes profissionais, que são vinculados à Secretaria Especial de Previdência e Trabalho e prestam serviço ao INSS.

Quatro dias depois, o Ministério da Economia publicou no dia 18 de setembro um edital de convocação imediata para que peritos médicos federais e supervisores médico-periciais voltasse a atender nas agências que tinham sido reabertas.

Mesmo com a convocação imediata, na segunda-feira (21), os peritos médicos federais e supervisores médico-periciais ainda não tinham voltado a atender. Somente na terça, eles voltaram aos postos de atendimento.

g1acre

Veja Mais